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Aumentam casos de golpes e tentativas de fraudes online

O roubo de dados para aplicação de golpes financeiros vem aumentando gradativamente no Brasil. O Radar Febraban, pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos mostrou que o número de vítimas de golpes aumentou no último ano. Em setembro de 2021, 21% dos entrevistados relataram ter caído em algum tipo de fraude. Já em junho de 2022, esse percentual subiu para 31%.

Com a crescente digitalização da sociedade, os criminosos estão aproveitando o maior tempo online das pessoas e o aumento das transações digitais para aplicar golpes financeiros. Entre as tentativas de fraudes usadas por bandidos e que podem trazem muita dor de cabeça para o consumidor estão os golpes que envolvem aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. 

Entre os golpes mais comuns é o que usa a foto do usuário para pedir dinheiro dos contatos. “Entraram em contato comigo com a foto da minha irmã no WhatsApp dizendo que havia trocado de número e que era para salvar aquele. Em seguida, disseram que estava com problemas para pagar o Uber e que eu mandasse um valor. Tentei ligar, mas não me atenderam. Fiz o depósito e só descobri no dia seguinte que se tratava de um golpe. Os golpistas são ardilosos, eles sabem a forma de escrever”, relata a limeirense Eliane Roza. 

Outro golpe é conhecido como Phishing: através de técnicas de engenharia social, enganam o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões. “Sempre desconfie quando receber um pedido de dinheiro de parentes ou de pessoas conhecidas no aplicativo de mensagem. Antes de fazer qualquer coisa, confirme o pedido através de uma ligação para o número de telefone que você tem em sua agenda de telefones, nunca para o número que está lhe contatando”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban. “Também desconfie da história de que alguém está com dificuldade para acessar o aplicativo do banco e que precisa de ajuda para fazer um pagamento urgente, ou ainda da história da perda do celular”, acrescenta. 

Idosos são as maiores vítimas de golpes

O levantamento mostrou que os que disseram ser mais atingidos são homens (35%), os que ganham mais de cinco salários-mínimos (41%), têm nível superior (38%) e têm idade acima de 60 anos (35%). Outro dado apurado nas entrevistas é que o golpe mais comum continua sendo o da clonagem de cartão. Pelo menos 64% dos entrevistados disseram ter tido problema com esse golpe, que teve aumento de 16% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2021, atingindo 48% dos entrevistados. 

Em Limeira, a assessora de Investimentos e Perita Bancária Daniele Cardoso, criou um projeto para atendimento ao idoso e aposentado. O SOS Aposentados já começou a funcionar. O projeto ajuda as pessoas acima de 60 anos que possui empréstimos, empréstimos consignados do INSS, cartões de crédito, dívidas, produtos bancários contratados em suas contas bancárias e demais dúvidas bancárias. 

Ela conta que existem casos reais inclusive com golpes e fraudes nessa faixa etária em Limeira. Desde golpes dentro das financeiras até os que se estendem aos casos de aplicativos e os que visitam os idosos em sua residência. 

O projeto tem como intuito ajudar os idosos e atuar no combate a golpes e fraudes, todos estão expostos, porém é uma sequência de fatos e Daniele Cardoso “alerta” que é preciso sempre estar desconfiado, conferir papéis, e não atender ligações onde passem dados e informações. Para os que já possuem empréstimos o projeto também ajudar a revisar e conferir se existem juros abusivos ou produtos contratados indevidamente. 

“Vamos atuar tentando prevenir, sobre levando informação e orientação de como funciona a forma correta para que os números de vítimas sejam cada vez menores”, afirma Daniele que já atua neste projeto desde 2015 e agora decidi fundar o Projeto Social. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 99317 3476.

 

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