
Câmara aprova Semana Municipal de Conscientização sobre Vitiligo
A Câmara de Limeira aprovou, na última sessão, o Projeto de Lei da vereadora Constância Félix (PDT) que institui a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo. O objetivo é conscientizar a população sobre esta doença que gera tanto preconceito para com seus portadores. A proposição foi aprovada por todos os vereadores e seguem para apreciação do prefeito, que pode vetar ou sancionar.
Conforme a justificativa, o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. "As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados", apontou. Segundo a parlamentar, as causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.
A despigmentação pode afetar qualquer área do corpo, incluindo boca, couro cabeludo e os olhos. Podendo ser mais perceptível em pessoas de pele mais escura. O tratamento pode melhorar a aparência da pele, mas não cura a doença e não é contagiosa como muitos pensam, a doença não é transmissível a doença apenas se desenvolve.
Além de sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com os sintomas do vitiligo, a Semana ainda pode promover espaço para discussão sobre a doença e interlocução por meio de manifestação dos gestores, conselhos, associações, ONGs e demais serviços que oferecem atendimento à pessoa com vitiligo.
A proposta ainda visa qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de cuidados com a pele e proporcionar intercâmbio entre a família, os usuários e os profissionais da área da saúde. “O vitiligo é uma condição bastante delicada, pois afeta diretamente a autoestima do paciente. Muitas pessoas com a doença precisam de um acompanhamento médico feito com psicólogo, para lidar melhor com as mudanças na aparência”, explica a parlamentar.
A proposta é que a Semana seja realizada anualmente no município na semana do dia 25 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Vitiligo, que foi criada em 2011 pelas Nações Unidas, visando aumentar a conscientização sobre a doença, e combater o preconceito. “São pessoas que carregam um misto de sentimentos, tais como, tristeza, medo, insegurança, vergonha. O paciente precisa de conforto emocional além do tratamento com a pele. E merece ser tratado com todo o respeito em qualquer lugar”, destaca.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login