Foto de capa da notícia

Limeira confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Limeira recebeu, na tarde de ontem, o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz que confirma um caso de varíola dos macacos (Monkeypox – MPX) em uma pessoa do sexo masculino – o caso havia sido notificado como suspeito na última quinta-feira (4). A pessoa está bem, foi orientada por médico, está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pela pasta.

Segundo a pasta, também foram registrados ontem dois outros casos suspeitos da doença – ambos de pessoas do sexo masculino – elas estão bem, foram orientadas e estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde. Os exames foram coletados e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

Ontem, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox. O documento apresenta os níveis de emergência de I a III, conforme classificação utilizada internacionalmente, sendo que cada nível é baseado na avaliação do risco da doença, a situação epidemiológica e seu impacto para a saúde pública e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O nível III, que está sendo tratado neste momento, é estabelecido quando há transmissão comunitária de casos, os insumos para tratamento e prevenção não estão disponíveis e o impacto sobre diferentes esferas de gestão do SUS exige ampla resposta governamental. Por isso, essa classificação é feita para orientar as ações de vigilância, prevenção e assistência no SUS.

O Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de insumos de prevenção e tratamento para a população brasileira, em articulação com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) e entidades internacionais. O Plano de Contingência será avaliado e revisado sempre que estiverem disponíveis novas evidências científicas, com o objetivo de reunir informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores do SUS.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login