Foto de capa da notícia

Presidente da OAB Limeira fala sobre os desafios da categoria

Na semana em que se celebra o Dia do Advogado, o presidente da 35ª Subseção da OAB Limeira, Márcio Fernandes Silva, concedeu uma entrevista para a Gazeta sobre os principais desafios da categoria. Márcio também pontuou a participação mais igualitária das mulheres na profissão e ressaltou a importância de uma advocacia atenta e justa.

“O Direito tem passado por intensas mudanças, prova disso foi o que enfrentamos durante a pandemia da Covid-19, que afetou diversos setores da sociedade, criando inclusive uma nova rotina de trabalho e demandou dos responsáveis pela Justiça, a importante missão de zelar pelo bem-estar e saúde coletiva, sem deixar a técnica de lado, assumindo um papel ímpar em todo esse processo”, avaliou o presidente.

A data celebrada no dia 11 de agosto ressalta o importante papel da advocacia para uma sociedade mais justa, plural e democrática. “É possível dizer que o advogado tem um importante papel perante a sociedade no sentido de cuidar dos direitos dos indivíduos que o procuram para confiar seus problemas e a importância do advogado se dá justamente porque sua atuação é indispensável para o funcionamento da Justiça”, avalia.

Márcio ressalta que através de uma advocacia atenta e justa, busca-se garantir o bom funcionamento social e da democracia, a fim de garantir a aplicação das leis. “O profissional deve analisar o direito de seu cliente que foi lesado, preparar a defesa com base em leis, princípios, doutrinas e jurisprudências, e ainda, por fim, solucionar a lide, seja levando-a ao Judiciário ou procurando por maneiras alternativas de resolvê-la”, disse.

A própria Constituição Federal em seu art. 133, Lei Maior da República Federativa do Brasil, reconhece a profissão do Advogado como indispensável à administração da justiça, revelando a sua essencialidade e importância para a nossa nação, ou seja, ele conta com um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento e a pluralidade.

Na edição de ontem, a Gazeta trouxe dados da OAB Limeira onde revelam uma igualdade de gênero na profissão. Dos 1.561 advogados cadastrados, 782 são advogados e 779 são advogadas. “A paridade de gênero é algo para ser comemorada, pois, vemos as mulheres galgarem cargos por pura capacidade e não por que são mulheres, ou seja, as mulheres estão sendo cada dia mais reconhecidas e respeitadas por suas habilidades, capacidade e não por serem o “sexo frágil” assim definido pela nossa sociedade em parte machista, tanto que hoje temos mulheres de renome no Direito, temos Presidentes de Seccionais e Subseções assumindo esses mais altos cargos da Instituição”, afirma.

O presidente ainda enfatizou que o aumento de mulheres advogadas representa um avanço na democracia e na advocacia. “Isso nos alegra e muito, pois, mais uma vez, mostra que as mulheres são tão capazes quanto os homens e assim quebram paradigmas”, destaca.

Eleito presidente em novembro do ano passado, Márcio faz um balanço da nova gestão. “O primeiro semestre desse ano foi de grandes conquistas, grandes vitórias e eu só tenho a agradecer minha diretoria e a todas as comissões de trabalho da Casa, que sempre se encontram empenhadas e engajadas nas causas da classe, bem como, nas causas sociais que nossa instituição defende”, disse.

A meta da nova diretoria é cumprir todas as promessas de campanha e em especial dar apoio e orientação ao Jovem Advogado. “Aos amigos advogados desejo mais um ano de sucesso na defesa ética e íntegra dos seus clientes, lembrando que não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante a todos”, finaliza.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login