Foto de capa da notícia

Troféu Eliza Gabriel homenageia mulheres negras em São Paulo

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina e da Coordenação de Políticas Públicas para Mulher, homenageou cinco mulheres negras e uma entidade por seus trabalhos em prol do desenvolvimento dos povos afro-brasileiros, africanos, latinos e caribenhos, em especial os voltados às mulheres negras.

Nesta edição, as homenageadas foram Aline Torres, secretária da Cultura do Município de São Paulo; Cidinha Raiz, psicóloga e representante de movimentos negros; Marlene Costa, conselheira do Conselho da Comunidade Negra; Rosânia Andrade Souza, servidora no setor administrativo do Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria da Justiça e Cidadania; Vânia Soares, integrante do Fórum Inter-Religioso; e Escolinha Maria Felipa, de Salvador (BA).

O legado de Eliza Gabriel, que dá nome ao troféu, foi lembrado com emoção pelas participantes e homenageadas. O trabalho social feito em Limeira se tornou referência para centenas de cidades brasileiras. Ela faleceu em 2020, aos 71 anos, e lutava contra um câncer. Eliza era bastante conhecida em Limeira por lutar pelo movimento negro na cidade e estar sempre envolvida em diversas atividades, principalmente da mulher negra.

A vereadora de Limeira, Mariana Calsa participou da cerimônia de entrega que foi realizada no último sábado, dia 27, no Museu Afro Brasil, em São Paulo.  "Ninguém melhor do que uma mulher negra para ter entrado para a história da luta pela igualdade racial em Limeira como a querida Eliza Gabriel. Ela nos deixou no final de 2020, mas o seu legado ficará para sempre. Participar da entrega inédita do troféu com seu nome para mulheres tão incríveis me fez relembrar a luta histórica em prol das mulheres negras", ressaltou Mariana.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login