Foto de capa da notícia

Coletânea reúne poetas negros no projeto “Sobre Vivência Poética”

Foi de um sonho compartilhado por escritores afrodescendentes de Limeira que nasceu o projeto “Sobre Vivência Poética”. Coordenado por Veraiz Souza e Sônia Theodoro, 13 poetas da região, contam através da literatura a sua “sobrevivência poética”, dando oportunidade para os mais diferentes relatos sobre um assunto pertinente e delicado: o racismo atrelado ao preconceito.

“O objetivo dessa coletânea é demonstrar a veracidade do que aconteceu e ainda acontece na vida e na sociedade quando se trata desses temas. São relatos com sentimentos movidos pelas injustiças sofridas por eles/elas e ou seus antepassados. E eis que apresentamos a nossa Obra Literária”, descreve o projeto.

Os participantes realizaram o lançamento oficial do livro no final de semana na Câmara Municipal com a presença dos autores, artistas da cidade, autoridades locais, além da presença de familiares e amigos. As edições podem ser adquiridas com os próprios artistas e com as idealizadoras.

O projeto é um marco histórico na cidade: a primeira coletânea organizada e construída por autores negros de Limeira e região. Compõem o projeto: Alê Souza, Carmelita Fernandes da S. Santos, Cipriana Villa, Delord, Everaldo Magalhães, Hákila Souza, Isabel Carvalho, Juliana de C. A. Marinho, Luh Celestty, Marisa de Souza Cunha Moreira, Marivânia de Souza, Mércia Lima, Sol Oliveira e as coordenadoras, Sônia Theodoro e Veraiz Souza.

“Participar deste projeto foi ímpar até porque traz a luz a necessidade do Letramento racial e de pautas sociais ainda tão fragilizadas em nosso país mesmo previstas na Constituição Federal. Tenho certeza que esta obra irá reverberar e fortalecer esta e as próximas gerações de forma positiva. Que nossas reflexões, tons e dons sejam lembradas pela coragem em lutar pela transformação social, na construção de um mundo mais democrático vivendo em igualdade de diferenças”, disse Juliana Marinho, uma das participantes do projeto em entrevista para a Gazeta.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login