Foto de capa da notícia

Comicin realiza oficina afro didática para alunos surdos

Como parte das comemorações do mês de aniversário de Limeira, o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), promoveu semanalmente uma programação na modalidade Afro e Educativa. Foram realizadas oficinas didáticas, workshop de tranças e uso de lace, palestra sobre prevenção contra ao suicídio (Setembro Amarelo) e um teatro afro de cordel.

No último dia 8, os alunos, professoras bilíngues, intérpretes, monitoras e a equipe gestora do ensino da educação bilíngue da Ceief Rafael Affono Leite participaram de uma atividade especial na sede do Comicin. Os participantes conheceram a história do músico e compositor Henrique Marques, homem negro e fundador da Banda Henrique Marques. A contação, feita de uma forma lúdica, foi feita pela presidente do Conselho, Dirce Prado.

Os alunos também participaram de uma oficina de confecção de Bonequinhas negras Abayomis. A atividade foi ministrada pela conselheira Angela Augusto. Durante a oficina, eles aprenderam um pouco sobre o artefato que era confeccionado em tecido e que as mães faziam para deixar com seus filhos usando pedaços de suas próprias roupas com o objetivo de transmitir amor maternal. Ao final, cada estudante recebeu uma bonequinha Abayomi em forma de mimo.

As crianças também conheceram um pouco mais sobre “Zumbi dos Palmares” que marcou a história na luta pela liberdade e direitos como cidadão. As atividades foram realizadas em libras (língua brasileira de sinais). O evento contou com a presença de autoridades locais como a vice-prefeita Érika Tank, o secretário de Cultura, Farid Zaine, o médico Dr. Romalino Marques (representando o grupo de médicos parceiros/Comicin), a vice-diretora da Ceief Luciana Martinati Tetzner e a presidente da Associação Atitude de Limeira Educação e Cidadania, Miriam Teresa de Souza.

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login