Foto de capa da notícia

D.A. Eventos: “Limeira Patchwork é como um filho que cresceu assustadoramente”

 

Dar corpo, realização e movimento a eventos que o público, profissionais envolvidos e a economia de um modo geral, necessitam. Este é o principal objetivo da D.A. Produções e Eventos em Limeira. A empresa começou em 2017 por intermédio da empresária e Profª. Dora Arcaro, e vem daí o significado das iniciais D. A. Dora é diretora geral do CPP (Centro do Professorado Paulista) e idealizadora da feira Limeira Patchwork, evento já tido como um dos maiores do segmento no país.

A empresária resolveu dar mais dinamismo ao trabalho voltado para a realização deste projeto e lançou a D.A Produções e Eventos, que já funciona com colaboradores que vivenciaram a organização dos eventos anteriores e têm muito a acrescentar. “Pela minha formação inicial de professora primária, sempre fui ligada ao artesanato, em especial aqueles que, direta ou indiretamente, tinham relação com tecidos. Além disso, sempre me interessei pelas variações, tais como: crochê, ponto cruz, abrolhos, cartonagem, tapeçaria e por aí vai... Mas algo me desafiava, via em revistas especializadas trabalhos diferentes com tecidos coloridos, recortados e emendados, os quais cada vez mais aguçavam meu interesse”, conta.

Com esse interesse, Dora foi se aperfeiçoando e começou a participar de exposições em Limeira. “Fui com amigas em várias cidades conhecer feiras do segmento, oportunidades nas quais aprendi outras técnicas e cada vez fui me apaixonando pela arte dos retalhos coloridos. Em uma conversa com amigas do patchwork, alguém sugeriu: vamos fazer uma feira de patchwork em Limeira, com os ateliês da cidade mesmo e que seja só para os limeirenses. Gostei da ideia e fui conversar com mais colegas de trabalho, funcionários do CPP-Limeira (Centro do Professorado Paulista – Regional de Limeira)”, disse.

De início, ela acreditava que eles fossem colocar dificuldades, mas ao contrário, apoiaram e saíram a campo. Uma nova reunião foi realizada, desta vez com pessoas ligadas aos ateliês da cidade. Ela também buscou outras parcerias. “Entramos em contato com uma famosa marca de máquinas de costura que nos atendeu satisfatoriamente e nos mandou um de seus representantes, o Vilson Evaristo. De início só críticas, porém suas sugestões e apontamentos, sempre em busca de soluções, nos foram de grande auxílio, lembro-me que falou: “O que vocês estão fazendo é uma feira de igreja, mas vou ajudá-las”, disse, e, realmente ajudou, por seu intermédio, expositores de várias outras cidades chegaram até nós e participaram do evento. Assim nasceu a nossa I Limeira Patchwork em 2010, com 26 expositores e uma pequena praça de alimentação”, destaca.

Anualmente, sempre em setembro, por ser o mês do aniversário de Limeira a D.A Eventos evoluiu. Em 2017 foram mais de 120 estandes com expositores de aproximadamente seis estados do país, por isso, não é exagero afirmar que a Limeira Patchwork é um evento também do Brasil. “Fico orgulhosa. A Feira é como um filho que cresceu assustadoramente”, afirma. Com a pandemia, o evento deu uma pausa e retorna este ano com diversas atrações. A iniciativa será de 14 a 17 de setembro (quarta a sábado), das 12h às 19h, no espaço do Shopping Nações Limeira com entrada franca e estacionamento gratuito.

O Shopping Nações, ainda que com as operações suspensas, irá ceder o espaço para a realização. A estrutura do prédio, como sanitários e estacionamento, estarão à disposição do público. Opções para alimentação igualmente farão parte. Haverá restaurantes, food trucks, bebidas, doces, entre outros. São 135 expositores confirmados que estarão distribuídos em uma área de circulação com aproximadamente 7.000m².

A grande quantidade de profissionais garante à iniciativa produtos exclusivos e extensa variedade de opções e possibilidades ligadas ao patchwork e afins. São seis estados do Brasil que estarão representados na Feira pelos expositores, são eles: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, são profissionais de 58 cidades. Limeira estará representada por 14 expositores, além dos que estarão na praça de alimentação. O que também motiva o público a estar em um evento com essas características, é que grande parte dos itens são exclusivos, além de oficinas e demonstrações oferecidas por alguns estandes.

E a D.A. Eventos não parou por aí. Também promove a Limeira Artesanatos que procura atender uma demanda mais voltada ao artesanato em geral. Em junho de 2022, após dois anos em pausa devido à pandemia, o evento voltou e obteve grande sucesso. Foram mais de 100 caravanas, fora o público local e a Feira teve média de público de mais de 10 mil pessoas. Também promove a Feira Natal Limeira, mais voltada aos itens e presentes típicos desta época do ano. A edição de estreia foi positiva, e em 2022, ela retornará ao público com diversas novidades.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login