Foto de capa da notícia

Libertadores do Riso: 25 anos de trabalho voluntário

O voluntariado é a oportunidade de fazer o que se sabe por uma causa em que se acredita. É dedicar tempo, conhecimento e disposição para a construção de um mundo melhor – literalmente. A arte dos palhaços no universo da saúde por meio das interações com crianças, adolescentes e outros públicos, vai além do voluntariado. É alcançar lugares inóspitos e transformar a dificuldade em alegria, levando alento para as pessoas, aprendendo com o próximo, ganhando experiência e ainda colaborando para o desenvolvimento de diversas ações com o mesmo objetivo: melhorar a vida dessas pessoas.

Neste ano, o Grupo Libertadores do Riso de Limeira completou 25 anos de trabalho. São voluntários “palhaços” que decidiram dedicar um pouco do seu tempo e de sua vida, para se doar. Dentre tantas ações voluntárias, eles ainda ajudam a dar suporte emocional e material na infraestrutura de entidades limeirenses. Através de campanhas de arrecadação de lacres e tampinhas, o Grupo já soma números importantes de doações e ações que colaboram com o meio ambiente. A sementinha foi plantada em 2017, quando Celso Antonio Ruy deu início a arrecadação de 100 toneladas de vidros e 1.500 quilos de latinhas de alumínio.

O Grupo conseguiu arrecadar R$14 mil reais onde foram revertidos para a Santa Casa de Limeira, entidade que desde 1997 acolhe e é acolhida pelos ‘palhaços da alegria’. Com essa parceria, além de levar amor e alento aos pacientes e acompanhantes, o valor total da ação social foi revertido em um marca-passo cardíaco temporário e quatro cadeiras de rodas doadas para a Santa Casa. Segundo Celso, nesses 25 anos, sendo a maioria deles no hospital limeirense, mais um número importante foi conquistado pelos voluntários: mais 700 mil visitas.

LACRE DO AMOR

Visando expandir ainda mais a ação social e ambiental, já que toda essa tonelada de vidro, plástico e alumínio são retiradas do meio ambiente, os voluntários lançaram a campanha “Lacre do Amor” principal objetivo trocar materiais recicláveis como lacres de alumínio e tampinhas de plástico por cadeiras de rodas. Em 2019, com a primeira arrecadação, foi possível entregar 10 cadeiras de rodas para 10 entidades diferentes. Já em 2020, o projeto também foi prejudicado devido a pandemia da Covid-19, mas as arrecadações não pararam e em 2021, os voluntários entregaram 25 cadeiras de rodas. A campanha ganhou forças novamente e um novo desafio: arrecadar o montante para entregar 40 cadeiras, entre elas, as cadeiras de banho, um equipamento que muitas entidades careciam de doações.

“Graças a Deus e a ajuda de tantas pessoas, superamos nossa meta e arrecadamos o suficiente para entregar 32 cadeiras de rodas e 24 cadeiras de banho para as entidades de Limeira e região. No total, foram 4.100 quilos de tampinhas, 650 quilos de lacres de alumínio e mais 600 quilos de tampinhas de metal. A entrega oficial será realizada este mês, no próximo dia 23 de setembro, às 19h30, na sede da Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira”, disse Celso.

O voluntário pode ajudar com motivação, com histórias de vida de superação, fazer papeis de palhaços, de contadores de histórias, amigos, protetores de animais, ambientalistas, mas principalmente de doadores de tempo. Também pode ajudar contribuindo com a campanha, guardando as tampinhas, arrecadando de amigos e entrando em contato com o Grupo. Não importa o tamanho da ação, desde que feita com carinho, dedicação e pensando no próximo. “Nossos agradecimentos a todos que nos ajudaram nesta árdua luta e seguimos em frente, pois a campanha não pode parar”, disse.

O grupo destaca que as arrecadações prosseguem e que o projeto é contínuo. Interessados podem entrar em contato através do telefone (19) 99787 1922. Os voluntários também retiram as doações nos locais. Para conhecer o projeto, basta acessar a página do Facebook através do link: https://www.facebook.com/LACRE-Do-AMOR-156395665061193/?ref=page_internal ou na busca: @ LACRE Do AMOR. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login