Foto de capa da notícia

Limeira segue em estado de atenção com chuvas abaixo da média

Com a chegada da primavera, as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que a estação deve ter um aumento da temperatura, com dias mais quentes, porém, assim como no inverno, o período segue com a diminuição da quantidade de chuvas e as precipitações devem continuar abaixo da média prevista.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, alerta que a cooperação da população fazendo o uso racional da água continua fundamental neste momento e informa que os mananciais de captação de água da cidade estão em estado de atenção.

De acordo com dados do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, Limeira registrou de janeiro a agosto um acumulado de 683 milímetros de chuvas, ficando 14% abaixo da média histórica para o período, que é de 795 milímetros. Somente no mês de agosto, o volume de chuvas registrado em Limeira ficou 23% abaixo da média prevista para o período que é de 33 milímetros.

“É importante destacar que além de buscar o apoio da população para um uso mais consciente e eficiente da água, a BRK também já colocou em prática uma série de ações estabelecidas num plano de contingência, atuando de forma preventiva à estiagem”, afirma.

Diego de Oliveira e Silva, Gerente Regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK ressalta que o objetivo da concessionária é garantir a regularidade do fornecimento de água para toda a cidade. “O início da primavera nos permite uma reflexão a respeito da degradação ambiental que resulta em problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos”, destaca o gerente.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login