Foto de capa da notícia

Merendeiras denunciam estoque de leite próximo ao vencimento

Uma denúncia foi levada, na tarde de ontem, ao Plenário da Câmara, onde segundo merenderias da Rede Municipal, com grande estoque de leite próximo ao vencimento, produtos derivados estão sendo descartados. Para utilizar a quantidade de leite adquiridos pela Prefeitura e que vencem no próximo dia 29, as funcionárias vêm produzindo alimentos derivados, como bolos e pudim, mas sem acrescentar açúcar. Os produtos não vêm agradando o paladar das crianças.

O caso foi discutido pelo vereador Dr. Júlio e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara já se dispôs a averiguar a situação nas escolas, através dos vereadores Elias Barbosa, Constância Félix e Terezinha da Santa Casa. “A denúncia é grave e vamos levar esse assunto de imediato para a Comissão”, disse Constância. O vereador Elias, que é presidente da Comissão, também se comprometeu a checar a veracidade da denúncia.

Uma norma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) proíbe o uso de açúcar no preparo dos alimentos para crianças de até 3 anos nas unidades de ensino e reduz o envio deste produto às escolas que ofertam a educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. “É fato que o açúcar nessa idade deve ser reduzido, mas a comida que vem sendo preparada não tem gosto. É preciso ter qualidade nessa alimentação para que as crianças possam comer. E muito menos, não podemos aceitar que esses alimentos sendo jogados no lixo com tantas famílias precisando de leite, pedindo ajuda aos vereadores”, disse o vereador.

A denúncia foi encaminhada por requerimento e a Prefeitura tem um prazo para responder os questionamentos. As funcionárias não quiseram ser identificadas por medo de retaliação. A Comissão de Educação e Cultura também irá averiguar o caso nas escolas da Rede Municipal.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login