Foto de capa da notícia

“Nossa cidade é bastante acolhedora e muito voluntária”

Fundada em 1844, a Câmara Municipal de Limeira faz parte dos momentos importantes do desenvolvimento da cidade. Seja no processo de criação de leis, nas atividades de representação popular ou nos debates sobre temas de interesse público, o Legislativo está presente na vida democrática de Limeira há 178 anos. 

Em entrevista para a Gazeta, o atual presidente da Casa, Sidney Pascotto, ou Lemão da Jeová Rafá, destacou a importância da população limeirense para o crescimento político-social do município. Afinal, nada representa melhor a cidade de Limeira do que aqueles que ajudaram em sua construção e progresso, sejam eles nascidos aqui ou não.

“A população deve estar sempre atenta aos projetos pautados na Câmara, pois é aqui que são votadas as demandas da cidade. A população tem participado bem de perto na votação de projetos da Câmara e é assim que deve ser. Cada vereador traz a demandas de vários munícipes da cidade e muitas são transformadas em projetos de lei, que, aprovados, ajudam no crescimento da cidade”, explica.

O presidente também destacou os principais avanços que a cidade conquistou recentemente. “A Câmara de Limeira está sempre atenta às necessidades do município, não tem se furtado na análise dos projetos que aqui são protocolados, tanto do Executivo quanto do Legislativo. As comissões permanentes, por exemplo, atuam diretamente na análise desses projetos, deliberando com rapidez e o Colégio de Líderes os insere na pauta o mais rápido possível para que as demandas da cidade sejam contempladas. Um dos exemplos desta agilidade foi a votação para a construção do viaduto Monsenhor Gustavo Mantovani”, destaca.  

Por serem eleitos para representar os cidadãos, os vereadores devem fiscalizar a Prefeitura (Poder Executivo), investigando o adequado uso dos recursos públicos e o respeito às leis. Essa fiscalização pode ser feita por meio dos instrumentos legislativos (como requerimentos e indicações) e por meio dos órgãos colegiados (comissões permanentes e temporárias, além das Comissões Parlamentares de Inquérito). Nesse contexto, a Câmara também é responsável por promover o controle externo do Executivo, auxiliado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Temos atuado de perto em todas as demandas da cidade, visitado bairros e acolhido as sugestões da população, feito fiscalizações. Trata-se de um poder independente e alinhado com o bem comum da população, sendo que o povo limeirense pode esperar destes vereadores a garra e a vontade de bem servir”, destaca.

Neste aniversário de Limeira, Lemão também enalteceu a força da comunidade e a superação nesses dois últimos anos. “Nossa cidade é bastante acolhedora e muito voluntária, vimos isso nessa pandemia que assolou o mundo. Nossa população tem se destacado em vários setores, como cultura, esporte, empreendedorismo, educação e segurança. Limeira é uma terra abençoada por Deus. Um povo amoroso e comprometido com o bem comum. Parabéns Limeira, pelos 196 anos”, disse.

 CÂMARA

O Poder Legislativo Municipal é exercido pela Câmara Municipal de Limeira, que é composta por 21 vereadores, eleitos de quatro em quatro anos, por votação proporcional. Atualmente, compõe a legislatura: Abraão de Jesus Debrieri,  Airton dos Santos,  Albert Henrique Neves (Betinho Neves),  Anderson Cornélio Pereira, Constância Félix, Elias Ribeiro Barbosa, Everton Oliveira Ferreira, Francisco Maurino dos Santos (Ceará), Hélder Lúcio de Oliveira (Helder do Táxi),  Isabelly Maria de Carvalho, João Antunes Souza, Jorge de Freitas, José Eduardo Monteiro Junior, Júlio César Pereira dos Santos, Lucineis Aparecida Bogo (Lú Bogo),  Marco Antônio Xavier,  Mariana Silva Calsa, Tatiane Lopes, Terezinha Aparecida dos Santos Guarnieri e Wagner de Souza Rodrigues Costa (Waguinho da Santa Luzia).

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login