Foto de capa da notícia

Parada Cívica: 200 anos da Independência

Todo brasileiro aprende, ainda na infância, que a independência do Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, conhecido como Grito do Ipiranga, em uma referência ao ato de D. Pedro, às margens do Ipiranga, declarando assim a separação de Portugal e o surgimento de um novo país. Neste ano, o país celebra 200 anos desta história. Hoje, a data que é feriado nacional, tem como objetivo principal estimular o amor pela pátria, além de incentivar a cidadania.

Em Limeira, a Comissão Municipal de Civismo, realiza hoje a Parada Cívica. O evento tem como tema “200 anos da Independência”. A novidade deste ano será a mudança do local das apresentações para o Parque Cidade. O palanque será instalado próximo à Biblioteca Municipal.

A cerimônia de abertura está marcada para às 9h com a participação da Corporação Musical Arthur Giambelli, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Grupo Escoteiro Tatuibi 51º, Banda Marcial do Campl, Grupo Escoteiro Limeira 362º, Escola Militar Mirim, Força Pré-Militar Brasileira (Fope), Tiro de Guerra 02-020 e Clube de Carros Antigos.

A Semana da Pátria deu início no dia 1º em cerimônia realizada na Praça Dr. Luciano Esteves, no Centro de Limeira. Na solenidade, houve o hasteamento das bandeiras do município, de São Paulo e do Brasil, a execução dos hinos Nacional, de Limeira e da Independência, e desfile da tropa do Tiro de Guerra. “É um momento importante, em que preservamos a nossa história e comemoramos os 200 anos da independência”, afirmou o prefeito, Mario Botion.

A aluna da Escola Estadual Brasil, Ana Karolina da Silva Jacinto, foi convidada para declamar um poema sobre o Sete de Setembro. Na sequência, houve um dos momentos mais marcantes, o ritual para acender a “Chama da Pátria”. A tocha foi conduzida por um dos monitores do Tiro de Guerra e entregue ao prefeito, que então, acendeu a “Chama da Pátria” - ato que marcou o início oficial da Semana da Pátria em Limeira. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login