Foto de capa da notícia

Seminarista de Limeira participará de encontro com o Papa

Nesta semana, mil jovens do mundo inteiro, dentre os quais 100 brasileiros, participam presencialmente na cidade de Assis na Itália para o evento global com o tema Papa Francisco e Jovens de Todo o Mundo para a Economia de Amanhã. Entre eles, a Diocese de Limeira tem o seminarista Leonardo das Neves Silva como representante na delegação brasileira.

Segundo o Vaticano, num processo convocado em 2019 pelo Papa Francisco, o evento global da Economia de Francisco terá seu ápice nesta semana, de 22 a 24 de setembro, com o encontro de jovens de todo o mundo na Itália, a partir da proposta de uma nova economia, diferente da “economia que mata”, como tem sido caracterizada a realidade econômica atual.

Leonardo já foi enviado para essa missão. O limeirense que está no 3º ano da etapa do discipulado, integra o Núcleo de Campinas da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, com atividades voltadas a hortas comunitárias. Ele também é formado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP.

O seminarista e a jovem Letícia Couto, da cidade de Campinas, receberam as bênçãos da Diocese de Limeira no último dia 15, em celebração ocorrida no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Em entrevista para a Gazeta, o seminarista destacou o trabalho junto a juventude da ABEFC que se dedicam a pensar e agir em prol de uma nova economia, visando a mudança do paradigma capitalista, onde suas articulações estão voltadas para a conscientização e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“Nunca esperei que fosse haver este momento presencial aqui na Itália, mas fico feliz e grato de poder estar vindo, sendo um dos 100 jovens brasileiros, a vir aqui e poder juntos pensar em possibilidades de transformar várias realidades no mundo e de juntos discutirmos como podemos fazer uma transformação na realidade que estamos inseridos, pensando numa economia de amanhã, que possa provocar e dignificar a todos”, destacou.

Leonardo que já está em Roma contou um pouco sobre a experiência com a juventude reunida para o evento. “Vem sendo muito colaborativo o ambiente aqui na Itália, apesar das limitações de idioma, um contribui com o outro, ajuda na tradução, ajuda na localização. É um ambiente acolhedor, colaborativo e fraterno. Vamos pra Assis e na quinta-feira acontecerá nossos primeiros momentos e encontros com uma programação extensa”, disse.

Os encontros debaterão temas como trabalho e cuidado, economia e as mulheres, políticas para a felicidade, vida e estilo de vida, negócios e paz, negócios em transição, desigualdades, energia e pobreza, finanças e humanidades, vocação e lucro e agricultura e justiça. A programação se concentrará na reunião de ideias e experiências geradas ao redor do mundo.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login