Foto de capa da notícia

Três escolas públicas de Limeira estão entre as 30 melhores no Ideb

A rede estadual de ensino de Limeira está entre as 30 melhores no ranking estadual do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021 no Ensino Fundamental - Anos Finais. Os dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na última sexta-feira (16) mostram que três unidades alcançaram a marca de 6,5 pontos na avaliação do ano passado.

De acordo com o ranking do Ideb, a Escola Estadual Brasil ocupa o 26º, a Escola Estadual Profº Antônio Perches Lordello ocupa o 27º e a Escola Estadual Profº Antônio de Queiroz ocupa o 28º lugar. As três alcançaram 6,5. No ranking das melhores no Ensino Médio, destaca-se ainda a Escola Estadual Profº Arlindo Silvestre, com média de 5,7 e ocupando o 29º. Lembrando que o Estado de São Paulo tem mais de 5 mil escolas estaduais.

Apesar dos meses de aulas presenciais suspensas durante a pandemia, a rede estadual de ensino em São Paulo conseguiu ver o índice avançar graças aos esforços de profissionais da rede e dos pais, no monitoramento das atividades em casa. Os dados avaliam em três níveis: anos iniciais (ensino fundamental, do 1º ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.

Além das três escolas do ranking, mais quatro escolas estaduais atingiram média de 6 e acima de 6. A escola estadual Profº Leovegildo Chagas Santos com 6,3, a Escola Estadual Octavio Pimenta Reis com 6,1, A Escola Estadual Profº Arlindo Silvestre com 6,0 e a Escola Estadual Profº Lázaro Duarte do Pateo também com 6,0. O levantamento da Gazeta foi realizado apenas com escolas da rede estadual de ensino.

O Ideb é o principal indicador da qualidade dos sistemas educacionais brasileiro. Ele é calculado com base nas médias da Prova Brasil e fluxos de aprovação, reprovação e abandono extraídos do Censo Escolar. A meta do Brasil para o Índice em 2021 era atingir nota 6,0 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,5 para os anos finais e 5,2 para o Ensino Médio.

O índice é divulgado a cada dois anos, em várias escalas: nacional (em cada etapa escolar), por rede (dos municípios e dos estados) e por escola. O Inep sempre define metas individuais e gerais, levando em conta o contexto de cada região e no caso da rede estadual, o ranking não leva em conta as Escolas Técnicas (Etecs), divulgando separadamente.

Vale ressaltar que as escolas foram autorizadas a não reprovar alunos para evitar o abandono e não prejudicar os que não poderiam ser avaliados por estarem em casa. Assim, as taxas de aprovação, que compõem o Ideb, subiram, aumentando o índice.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login