
Vereadora questiona secretário sobre vacina antirrábica
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu com o secretário de Saúde, Vítor Santos, para discutir a compra de vacinas antirrábicas e a implementação do censo animal em Limeira. De acordo com a parlamentar, as campanhas foram interrompidas com o início da pandemia do novo coronavírus.
"Segundo o secretário, a vacina antirrábica é de responsabilidade do Ministério da Saúde que as repassa aos governos estaduais e então são enviadas aos municípios. Ainda conforme o titular da pasta da Saúde, diante do controle de casos de raiva na região de Limeira, a campanha continuará suspensa, mas reforçou que, caso o munícipe deseje vacinar seu animal de estimação, é só entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses", relatou Tatiane.
Além disso, o secretário informou à vereadora que "em função dos últimos casos ocorridos no país, a Secretaria vai elaborar um estudo para mapear regionalmente a viabilidade de uma campanha antirrábica, caso seja uma necessidade, ou então a possibilidade de disponibilizar vacinas em outros pontos da cidade, além do Centro de Zoonoses".
O secretário respondeu ainda à parlamentar que o censo animal está em processo de desenvolvimento pelo Departamento de Tecnologia da Prefeitura para realização da coleta de dados. “Após esse processo, há ainda a necessidade de orientação dos agentes de controle de endemias para aplicação do formulário e coleta de informações, mas que os trâmites para implementação já se iniciaram", expôs.
A vereadora defendeu ainda a importância da implementação do censo, já que o instrumento "vai garantir que políticas públicas sejam elaboradas tomando por base dados concretos, o que garante maior eficácia no uso dos recursos públicos". A reunião foi realizada na última quinta-feira, dia 8.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login