Foto de capa da notícia

Adestramento pode melhorar o comportamento dos cães, diz especialista

Animais de estimação são aqueles criados para o convívio com os seres humanos, por razões afetivas e que gera uma relação benéfica para ambos. A presença de pets nos lares brasileiros impõe uma rotina a seus tutores e de acordo com estudos, a presença dos animais nos lares é importante não só em momentos de crise, mas em momentos de bem-estar.

A maioria dos tutores de animais de estimação sabe a alegria imediata que esses bichinhos são capazes de trazer para a nossa rotina. E com a convivência aprendemos sobre a personalidade de cada um deles, inclusive, quando eles apresentam um comportamento diferente do habitual. Quando pensamos em adestramento de cães, muitos tutores imaginam que são apenas truques como dar a patinha, sentar e rolar. Mas o adestramento vai além disso.

Ao apresentar agressividade, um xixi no lugar errado, não ter a disciplina correta, não aceitar outros cães. Todo esse tipo de comportamento pode ser apresentado ao longo do tempo. E nisso, um adestramento com a ajuda de um profissional qualificado pode ser corrigido. E claro, sem sofrimento. “O Adestramento proporciona benefícios físicos e colabora para a saúde mental e emocional do cão, além de melhorar o convívio com outros pets e pessoas, além de ajudar na solução de comportamentos errados, melhora do estresse e ansiedade”, afirma Rodrigo Coletti, do Adestramento Millennium.

O especialista afirma que o Adestramento é uma maneira de ajudar a estabelecer limites e ajuda ainda a lidar com frustrações e adquirir autocontrole. Além de fortalecer ainda mais o vínculo entre tutores e animais, o Adestramento adequado contribui em vários tipos de comportamentos, inclusive na ansiedade dos cães. São vários benefícios, desde que haja dedicação por parte do tutor. Afinal, o trabalho deve ser em conjunto. Em entrevista para a Gazeta, Rodrigo destaca as principais dúvidas de quando procurar um especialista, qual idade é mais indicada e sobre a importância do Adestramento para a qualidade de vida dos cães.

Confira:

Todo cão pode ser adestrado?

Sim, qualquer cão pode ser adestrado, independente de ser cães de raça ou não, e desde que, esteja em boas condições de saúde. Claro que os resultados são diferentes em relação à algumas características próprias de cada cão, e entre outros fatores como, idade, comportamentos indesejáveis adquiridos, ou que tenham sofrido maus tratos, entre outros fatores que poderão ser identificados por um Adestrador Profissional.

Quando saber se o cão realmente precisa de uma ajuda profissional?

O momento ideal para iniciar o Adestramento é logo após o término do protocolo de vacinação ou sob liberação do Médico Veterinário, porém, alguns comportamentos podem surgir na fase adulta. Os tutores devem ficar atentos a qualquer comportamento incomum de ansiedade, muita dependência dos tutores, dominância e agressividade e também não aceitação de pessoas e outros animais, estes dentre outros comportamentos atípicos do cão, os tutores já devem procurar uma ajuda profissional.

Quais são as maiores demandas dos tutores de cães?

É fato que todos os tutores de cães buscam uma harmonia e bem-estar no convívio com seus cães, porém a grande demanda é de ter um cão obediente nas rotinas diárias sem que o cão perca sua essência. Essa e entre outras demandas como, andar junto do tutor sem puxar a guia, soluções com comportamento ansioso e necessidades no local correto, são os mais procurados.

Existe uma idade mínima ou máxima para iniciar o Adestramento?

De acordo com o método utilizado, o Adestramento poderá ser iniciado logo após o término do protocolo de vacinação e liberação do Médico Veterinário. Nesse momento o filhote vai estar com aproximadamente 03 a 04 meses de idade. Já para idade máxima, não é determinado limite, isso de acordo com o método utilizado, porém desde que o cão esteja em boas condições de saúde. Consulte sempre um Médico Veterinário.

Quais são os principais benefícios do Adestramento?

O Adestramento proporciona benefícios físicos, e colabora para a saúde mental e emocional do cão. Além de melhorar o convívio com outros pets e pessoas, além de ajudar na solução de comportamentos errados, melhora do estresse e ansiedade.

O Adestramento deve ser reforçado diariamente?

Para bons resultados, o Adestramento deve ser adotado como uma rotina diária ou periódica, mas também não deixando de lado os momentos de atividades e diversão com o cão. Os tutores têm uma importância fundamental na educação dos cães que são adestrados.

Qual é a diferença entre Adestramento e Terapia Comportamental?

Adestramento é quando o cão obedece ou muda a forma de agir através de comandos ensinados. Já na Terapia o cão deixa de apresentar algum comportamento errado, pois ele aprendeu que determinado comportamento estava errado, independente se teve um comando ou não.

Ainda existe o preconceito de que o Adestramento gera algum sofrimento ao cão?

Sim, ainda existe esse preconceito, pois infelizmente até hoje são usados métodos que maltratam os cães, como agressões ou estrangulamentos e isso acaba causando essa recusa dos tutores quando pensam em adestrar seus cães. Por isso é muito importante saber primeiro quais são os métodos utilizados pelo Adestrador contratado.

Como o Adestramento pode melhorar a vida dos cães com problemas comportamentais?

O Adestramento pode melhorar muito a vida dos cães, pois são usados comandos e técnicas nas aulas e treinos para que seja criada uma comunicação mais facilitada entre o cão e o seu tutor, fortalecendo ainda mais o vínculo de confiança; e proporcionando uma harmonia entre ambos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login