Foto de capa da notícia

Alunos de Limeira vão aprender ciência no Center for Space Education

Os alunos do Colégio Acadêmico de Limeira desembarcam neste fim de semana em uma experiência inesquecível. Eles vão participar da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia. Um programa educacional que acontece na região do Space Coast nos Estados Unidos, e cujo objetivo é despertar, em jovens talentos, o interesse pelas áreas de Tecnologia, Engenharia, Ciência e Matemática.

Desde 2016, quando a escola fechou a parceria, diversos jovens já tiveram a oportunidade de realizar o sonho. O programa é promovido pelo KSCIA — International Space Academy, pioneiros em desenvolver e levar conteúdos que abordam o conceito “Space Education” para dentro das escolas. A nova temporada vai até novembro e as atividades com os alunos limeirenses acontecem entre os dias 9 e 16 de outubro.

O grupo participará de uma imersão completa em ciência e tecnologia na área espacial, incluindo uma série de atividades hands-on com aulas de robótica, plants in space, astrobiologia e ciência por trás dos foguetes. As aulas acontecem no Center for Space Education e os alunos ainda podem conhecer o NASA Visitor Complex, um complexo que conta a história da exploração espacial.

Para a diretora pedagógica, Ana Karina, educar vai além dos muros da sala de aula. “Temos que nos aproximarmos dos alunos promovendo a curiosidade, o conhecimento e a motivação, proporcionando voos mais altos com os estímulos enquanto educador. Desde que fechamos a parceria para o International Journey of Science & Technology pudemos observar a transformação em cada aluno que participou da jornada”, explica Ana Karina.

A escola conta que para ingressar nessa grande jornada, foi preciso passar por um processo seletivo que incluiu uma avaliação do boletim escolar e conhecimentos da língua inglesa. A estudante Ana Luisa Toledo está entre os 16 alunos que embarcam nessa grande jornada. A jovem aguarda há anos essa oportunidade.

“Desde o primeiro ano do projeto realizado pela escola e da divulgação do mesmo, esperei ansiosamente por essa oportunidade, para que pudesse fazer parte dessa tão sonhada jornada. Quando recebemos a lista dos selecionados foi uma alegria imensa, um sentimento de que tudo que eu havia sonhado pudesse se tornar realidade, e o sonho está mais próximo do que nunca. Contagem regressiva para a viagem e expectativas muito altas, a cada dia que passa me sinto mais motivada e ansiosa para essa oportunidade, que acredito ser única, para ver o mundo por outra perspectiva, algo que irá mudar a minha, as nossas vidas, relata a jovem.

Durante a experiência, que conta com mais de 40 horas de muito conteúdo e interação, os alunos terão a oportunidade de trocar conhecimento com empresas relacionadas à exploração espacial e visitar uma das principais universidades dos EUA, a FIT (Florida Institute of Technology).

Segundo José Carlos Filho (JC), Gerente de Projetos Latin America do KSCIA International Space Academy, um dos principais intuitos do centro é fomentar o interesse desses estudantes pela carreira espacial. “Através dessa parceria e experiência de vida esperamos descobrir novos talentos e inspirar esses jovens a buscar grandes oportunidades nas carreiras relacionadas à área espacial e STEM”, explica JC.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login