Foto de capa da notícia

Aumentam casos de meningite em Limeira

A meningite meningocócica é grave. A cada cinco crianças que contraem a doença, uma morre e outra fica com sequelas para o resto da vida. A região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas registrou, neste ano, 296 casos de todos os tipos de meningite e 29 óbitos; já em 2021 foram 212 casos e 16 óbitos. Na cidade de Limeira, até o momento, são 12 casos e um óbito. Em 2021, a cidade registrou 10 casos e três óbitos.  

A situação é de risco. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Segundo o Ministério da Saúde, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

Em entrevista para a Gazeta, Francine Gonçalves, médica e diretora corporativa de Terapia Intensiva do Sistema Hapvida destacou que a meningite meningocócica é a mais preocupante por poder levar à morte.  “A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação da meninge, a película que recobre o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos”, afirma.

Os sintomas virais são parecidos com um resfriado comum: febre, falta de apetite e fadiga. “Já quando é bacteriana, os sintomas são mais fortes. A meningite meningocócica causa febre alta e persistente; dificuldade de abaixar a cabeça até o queixo tocar o pescoço por conta da rigidez na nuca; e manchas vermelhas pelo corpo. Se isso acontecer, é de extrema importância levar de imediato o paciente ao serviço de saúde mais próximo”, afirma.

A doença é tratável e existe vacina, gratuita e disponível no SUS. “É preciso atualizar o cartão vacinal da criança. As vacinas para a meningite são a BCG, pentavalente, pneumocócica e meningocócica. Há várias doses, é fundamental estar atento aos reforços para que o tratamento não fique incompleto e o paciente, suscetível a infecções”, afirma. Ela falou também que é uma doença evitável. E que, se a pessoa não souber se o cartão vacinal está atualizado, os pais ou responsáveis devem procurar o posto de saúde mais próximo que os profissionais da Saúde avaliarão quais doses foram tomadas.

TRANSMISSÃO

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes. 

MENINGITE BACTERIANA

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli. É importante saber que algumas pessoas podem transportar essas bactérias sem estarem doentes. Essas pessoas são chamadas de “portadoras”. A maioria dessas pessoas não adoece, mas ainda assim pode espalhá-las para outras pessoas.

MENINGITE VIRAL

As meningites virais podem ser transmitidas de diversas maneiras a depender do vírus causador da doença. No caso dos Enterovírus, a contaminação é fecal-oral, e os vírus podem ser adquiridos por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos, trocar fraldas de uma pessoa infectada, beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus. Já os arbovírus são transmitidos por meio de picada de mosquitos contaminados.

MENINGITE CAUSADA POR FUNGOS

A meningite fúngica não é transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente os fungos são adquiridos por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar até as meninges. Alguns fungos encontram-se em solos ou ambientes contaminados com excrementos de pássaros ou morcegos. Já um outro fungo, chamado Candida, que também pode causar meningite, geralmente é adquirido em ambiente hospitalar.

MENINGITE CAUSADA POR PARASITAS

Os parasitas que causam meningite não são transmitidos de uma pessoa para outra, e normalmente infectam animais e não pessoas. As pessoas são infectadas pela ingestão de produtos ou alimentos contaminados que tenha a forma ou a fase infecciosa do parasita.

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login