Foto de capa da notícia

Censo em Limeira já tem 25% das entrevistas concluídas

A pesquisa de campo do Censo Demográfico de 2022 foi prorrogada em todo o país. Inicialmente, o encerramento estava agendado para o fim de outubro. No entanto, com parte da coleta ainda em andamento, o Censo 2022 precisou ser prorrogado, e os recenseadores atuarão em campo até dezembro em todo o país. Diariamente, o Censo Demográfico do IBGE vem divulgando os dados de coletas no município. Em Limeira, até a tarde de ontem, 25,1% das entrevistas estavam concluídas na cidade.

Nas cidades de circulação da Gazeta, Iracemápolis 46,6% das coletas de informações foram concluídas pelos recenseadores. Em Cordeirópolis a porcentagem é de 35% e em Holambra 34,4%. A cidade com maior porcentagem de entrevistas concluídas é Engenheiro Coelho, com 58,3%. Os dados foram coletados do site oficial do órgão.

Com os trabalhos iniciados em 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 140 mil recenseadores trabalham na campanha, sendo que 125 estão em Artur Nogueira.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. “Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, reforça o IBGE.

Os resultados do Censo 2022 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos; selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social; fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município e fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

Mas não é só o governo que se beneficia dos dados do Censo Demográfico. A sociedade também pode fazer uso de seus resultados na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas; na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe; na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2022 e na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Conforme divulgado nesta semana pela Gazeta, o Instituto está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o IBGE conta com 95.448 recenseadores em ação, 52,2% do total de vagas disponíveis.

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login