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Comércio tem horário especial para vendas do Dia das Crianças

O comércio de Limeira já registra aumento no movimento das lojas nos últimos dias com as vendas do Dia das Crianças. Para fomentar ainda mais as compras, as lojas atendem hoje, das 9h às 16h e na véspera da data, dia 11, das 9h às 22h. No feriado, dia 12, haverá horário especial, das 9h às 15h.    

Lembrando que o horário de atendimento das lojas fica a critério de cada estabelecimento, desde que respeitem as normas trabalhistas. As expectativas de alguns setores são de aumento no volume de negócios em comparação com o ano passado. A data também é um termômetro para o comércio que aguarda as festas de fim de ano. 

A data comemorativa é considerada a terceira mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Em média, os consumidores pretendem comprar gastar cerca de R$241,60 na compra (com aumento de R$ 42 em relação a 2021). 

De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021. 

De acordo com os entrevistados, 27% costumam gastar mais do que podem com as compras do Dia das Crianças. Entre os que vão presentear nesta data, 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar os presentes e 31% estão atualmente com alguma conta em atraso, sendo que 71% destes estão com o nome sujo. 

José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma o presidente da CNDL. 

A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. “Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, explica. 

Roupas, bonecas e jogos serão os presentes mais procurados 

Os presentes mais procurados são: roupas e/ou calçados (44%), bonecas/bonecos (40%), jogos de tabuleiro/educativos (28%) e avião/carrinho de brinquedo (20%). Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas (83%), sobretudo, Shopping Center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%). 47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram. 

“Apesar de as lojas físicas concentrarem a maior parte das compras dos consumidores, a internet acumula quase metade das vendas. Isso mostra a importância de os comerciantes estarem presentes também no ambiente virtual. Mesmo o pequeno lojista, que não tem um site na internet, pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para aumentar as vendas e atender os clientes”, acrescenta José César da Costa.

 

 

 

 

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