Foto de capa da notícia

Prefeitura vai desinsetizar parque após determinação da Justiça

A Prefeitura de Limeira vai interditar na próxima segunda (31), o Parque Ecológico do Jardim do Lago para desinsetização de controle de carrapatos. A medida foi divulgada após ação civil na Justiça que deu prazo de 15 dias para a realização de exames de sorologia para identificar se as capivaras são hospedeiras do carrapato estrela, que transmite a febre maculosa.

Em matéria veiculada nesta semana pelo G1 de Piracicaba, a Justiça intimou o Município de Limeira para que apresente cronograma para realização do exame de sorologia discutido nos autos, bem como para que justifique a demora para atendimento ao determinado em audiência no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária que ora fixo em R$ 300,00 até o limite de R$ 30.000,00 para a hipótese de descumprimento.

A decisão é da juíza Sabrina Martinho Soares, da Vara da Fazenda Pública de Limeira, publicada no último dia 17. Em nota divulgada ontem, a Prefeitura se limitou apenas em dizer que “a ação é preventiva e tem como objetivo garantir a segurança de servidores e visitantes do local”. A aplicação do veneno será feita pela Forty, empresa contratada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos e reabertura do local está prevista para a próxima na quinta-feira (3).

Em 2018, conforme a Gazeta divulgou na época, a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto entrou com uma ação na Justiça para pedir a retirada dos animais que ficam no local. A principal preocupação é com a febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela. Em 2020, a promotoria voltou a pedir a remoção de capivaras do parque. Na época, o promotor acatou os argumentos dos moradores que reforçaram a necessidade de preservação da saúde coletiva, embora a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tenham considerado a remoção inviável.

Em sua última manifestação no processo, a Associação de Moradores pontuou que a própria Secretaria Estadual de Meio Ambiente se manifesta no sentido de que medidas de manejo devem ser tratadas com prioridade para controle do vetor, “o que não em acontecendo, vez que o pedido para realização de sorologia nas capivaras foi solicitado em 2017 e, até a presente data, não há nos autos qualquer documento que comprove quando tal procedimento será de fato realizado”.

MORTES

Em setembro, a Secretaria de Saúde de Limeira confirmou dois óbitos decorrentes de febre maculosa este ano. A causa das mortes foram confirmadas por exame laboratorial, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. Os casos são de um homem, de 44 anos, que faleceu dia 31 de agosto, e de uma menina, de 6 anos, no dia 5.

Na primeira ocorrência, o Bairro dos Loiolas é apontado pela Divisão de Controle de Zoonoses como local provável da infecção, porém técnicos da Secretaria de Saúde ainda estão monitorando a região para saber o local exato em que a vítima foi infectada. Já em relação à criança, técnicos da Zoonoses continuam investigando os prováveis locais de infecção frequentados por ela.

MEDIDAS

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, vem adotando várias medidas em relação à doença. Além da investigação dos locais prováveis de infecção para detectar áreas infestadas, há também um trabalho preventivo.

Funcionários de todas as UBSs passaram por uma capacitação recentemente para identificação de eventuais novas suspeitas da doença e providências que devem ser tomadas. O objetivo é que a população também seja informada a respeito de sintomas e de quais medidas devem ser adotadas. A Divisão de Controle de Zoonoses está também realizando palestras em escolas da área urbana e rural para multiplicação de informações. 

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde recomenda ainda as seguintes ações de prevenção:  evitar  caminhar, sentar ou deitar em áreas próximas a mato e córrego que podem estar infestadas por carrapatos. Na hipótese de as pessoas frequentarem essas áreas e apresentar sintomas como febre, dor no corpo, o correto é  procurar por atendimento médico e informar que esteve nesses locais.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login