Foto de capa da notícia

Projeto “Barbeiros do Bem” atende clínicas de reabilitação em Limeira

Oferecer dignidade, um gesto de carinho e levantar a autoestima de moradores e pacientes em clínicas de reabilitação foi a maneira que o barbeiro Júnior Scorpions encontrou de retribuir o apoio que já recebeu em tempos difíceis. O projeto “Barbeiros do Bem” é realizado há 20 anos na cidade de Ribeirão Preto e agora foi implantado em Limeira. Júnior Scorpions, fundador do projeto, trabalha no ramo há 35 anos e oferece cortes gratuitos para quem mais precisa.

Natural de Ribeirão Preto, ele conta que se tornou barbeiro “autodidata”. “Eu limpava um salão de beleza, até que um dia um homem chegou pedindo um corte de cabelo, como eu estava sozinho no salão e havia aprendido olhando as cabeleireiras, pedi para ele se sentar que eu iria cortar. Renovei o visual dele e ainda ele me pagou por aquilo. Naquele dia eu descobri que eu não tinha escolhido a profissão, ela tinha me escolhido!”, disse em entrevista para Gazeta.

Após enfrentar uma depressão severa na pandemia da Covid-19, e viver em situação de rua, Scorpions resolveu se mudar para Limeira, onde uma casa de reabilitação o acolheu. No início, ele cortava cabelo voluntariamente na clínica em troca de moradia. “Eu coloquei na minha cabeça que quando a minha situação melhorasse eu iria continuar com o voluntariado, enquanto eu existisse”, afirma.

O projeto voluntário que ele já executava em Ribeirão Preto, começou a ser implantado em Limeira e atualmente renova a autoestima de centenas de pacientes reabilitados e idosos na cidade. Atualmente o projeto conta com mais três barbeiros e atende clinicas espalhadas pela cidade de Limeira. “Olhar para o rosto daquela pessoa, e ver um sorriso após saber que chegamos para renovar o visual dela e ainda fazer uma visita é muito gratificante, a felicidade do próximo é a nossa”, disse.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login