Foto de capa da notícia

Semana Rosa Pet: Limeira inicia ações de conscientização sobre câncer de mama em animais

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura deu início a Semana Rosa Pet. As atividades seguem até sexta-feira (14). O objetivo é conscientizar sobre o câncer de mama em animais domésticos, que é muito comum especialmente entre cachorras.

A ação contará com dois drives de conscientização nos bairros, com apoio da Polícia Militar. O primeiro acontece hoje, das 9h às 12h, na Av. Dr. Antônio de Luna, no Jd. Aeroporto. A Av. João Amaral Gama, no Belinha Ometto, também recebe a ação, na sexta (14). Além das informações da Semana Rosa Pet, será abordada a questão da guarda responsável e maus-tratos a animais. 

Amanhã, alunos visitam o Lar Temporário de Animais e participam de palestra. O projeto Bem-estar Animal nas Escolas é realizado na terça e na quinta (13). Também na quinta, a equipe da Prefeitura dá apoio às atividades realizadas no Pátio Limeira Shopping. Além disso, uma campanha educativa será divulgada nas redes sociais da Prefeitura.

Entenda sobre o câncer de mama em pets

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), 45% das fêmeas caninas no Brasil sofrem com o tumores na mama, uma das principais doenças que atingem os cachorros. Quando se manifesta de forma benigna, possui tratamento e recuperação rápida. Já nos casos malignos, é muito importante o diagnóstico precoce da doença para aumentar as chances de cura. 

Assim como nos humanos, o câncer é caracterizado como um crescimento desordenado de células no organismo e no caso das mama, é uma multiplicação que ocorre nas glândulas mamárias. É mais comum em fêmeas, por causa da produção de hormônios como estrógeno e progesterona, porém, também pode atingir os cachorros machos, sendo essencial que a prevenção aconteça para ambos os sexos.  

“Quando as fêmeas entram no período de cio, de forma natural, acabam tendo uma grande descarga hormonal no organismo, o que também pode levar ao aparecimento do câncer", explica Dra. Nicole Cherobim, médica veterinária da EcoCão Espaço Pet. 

Segundo a especialista, é muito importante prestar bastante atenção no aparecimento de possíveis sintomas, como inchaço ou dilatação nas mamas, dor ou incômodo na região com frequência, presença de secreções e caroços nas glândulas mamárias. “Vale lembrar que nem sempre é possível ver os sinais do câncer a olho nu, aumentando ainda mais a importância de realizar exames clínicos regulares no pet”, lembra a médica veterinária. 

Não existem formas de evitar completamente o aparecimento da doença, porém, a castração precoce antes do primeiro cio do animal previne as variações hormonais que influenciam o desenvolvimento destes tumores. Além disso, a ingestão de anticoncepcionais (vacinas anti-cio), que eram muito comuns antigamente, são desaconselháveis já há algum tempo, pois são substâncias que aumentam ainda mais a chance de se desenvolver a doença. “Outra forma de prevenção é encaminhar o pet periodicamente a um veterinário, onde ele será examinado e, caso tenha sinais da doença, terá um tratamento precoce e melhor qualidade de vida”, recomenda a doutora.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login