Foto de capa da notícia

Censo 2022: metade dos moradores de Limeira já foram visitados

Diariamente, o Censo Demográfico do IBGE vem divulgando os dados de coletas nos municípios brasileiros. Em Limeira, até a tarde de ontem, 50,1% das entrevistas estavam concluídas na cidade. Nas cidades de circulação da Gazeta, Iracemápolis lidera com 84,5% das coletas de informações. Em Cordeirópolis a porcentagem é de 61,7% e em Holambra 65,6%. A cidade de Engenheiro Coelho conta com 81,2%. Os dados foram coletados do site oficial do órgão.

Os recenseadores estão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

O Instituto está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o IBGE conta com 90.552 recenseadores em ação, 49,5% do total de vagas disponíveis.  Além da melhoria na remuneração, já implementada, o IBGE entrou com um pedido de medida provisória para flexibilizar as contratações. Com isso, microempreendedores individuais, aposentados do serviço público, professores da rede pública, ex-agentes de pesquisa e mapeamento do IBGE etc, que antes eram vedados, poderão atuar como recenseadores. 

“Essas medidas não têm efeito imediato, demoram um pouco para surtirem efeito na rede de coleta, mas já estamos avançando na contratação e treinamento em alguns locais”, declarou o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte. Com os trabalhos iniciados em 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login