Foto de capa da notícia

Limeira registra aumento de 64% nos casos de dengue

Limeira registrou 612 casos de dengue em 2022. Os números são alarmantes quando comparados ao mesmo período de 2021, período em que foram registrados 373. O aumento é de 64%. Os dados foram divulgados em boletim epidemiológico da Prefeitura, referentes até o dia 4 de novembro.

O número de notificações também aumentou. São 3.641 casos suspeitos e 143 casos abertos. Neste ano o município também registra 1 caso de chikungunya, 48 notificações, 3 casos em aberto e 45 descartados. Não há casos confirmados de zika-vírus, sendo dois em aberto, 40 notificações e 38 descartados.

Com a chegada das altas temperaturas e as chuvas típicas da época, os cuidados para prevenir a dengue precisam ser redobrados. Essa época é conhecida pela intensa propagação de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya, já que aumenta a oferta de criadouros onde a fêmea pode deixar seus ovos, e altas temperaturas, que aceleram o desenvolvimento do mosquito entre as fases de ovo-larva-adulto.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada para impedir possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental a participação consciente de toda a população.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Os principais sintomas da dengue são: febre alta > 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.    

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login