Foto de capa da notícia

Limeirense homenageia escritora Raquel Alves

Filha caçula do grande escritor e educador Rubem Alves, a arquiteta paisagista Raquel Alves, a partir do falecimento de seu pai, decidiu trocar de foco profissional, assumindo a presidência do Instituto Rubem Alves e se tornando também escritora, palestrante e coach de vida, com o intuito de trazer para o cotidiano das pessoas a sensibilidade que aprendeu com seu pai. 

Em evento realizado no último dia 10, em Limeira, Raquel celebrou seu aniversário em meio a palestra “O prazer de ler”, ministrada para as coordenadoras municipais da cidade. No momento que discorria sobre o assunto, a coordenadora Kelly Cristine Barros de Siqueira Galeb escreveu uma poesia e presenteou a escritora no final da palestra. 

“O assunto me remetia ao início da minha carreira como professora e comecei a escrever, ali mesmo, a poesia. Assim que Raquel Alves terminou sua palestra, os responsáveis pelo evento nos avisaram que era seu aniversário e eu prontamente ofereci minha poesia como presente”, destaca. 

A coordenadora da unidade C.I Neusa Francisco também agradeceu a palestrante por sua contribuição profissional e destacou o legado de Rubem Alves na formação de tantos educadores brasileiros. “Fiquei muito emocionada em poder entregar esse presente à uma pessoa tão importante, mas fiquei mais emocionada ainda quando ela me elogiou e pediu para publicar minha poesia, pois disse que a comoveu muito”, disse Kelly em entrevista para a Gazeta. 

A palestrante reúne nas suas falas toda sua bagagem de vida e de conhecimento. Raquel Alves aprendeu com Rubem Alves, seu pai, como extrair de dentro de si sua força inesgotável que a fez um exemplo de auto superação diante dos obstáculos que a vida já lhe impôs. Além disso, absorveu da sensibilidade suprema de seu pai, tornando-se também sensível e sábia para falar sobre a vida. “O que eu mais quero é que as pessoas sintam alegria de viver, sendo a melhor pessoa que podem ser. A vida é uma só, precisamos fazer valer a pena” descreve a escritora e palestrante. 

 

POESIA NA ÍNTEGRA

 

Como me eduquei para Educar!

 Não foi na graduação

Nem na Pós, com folhas em mão

Que descobri que era educadora

Não foi na nota que lancei

Ou da forma que trabalhei

Que descobri que era educadora

Não foi com minhas superioras

Com mestres ou educadoras

Que me vi professora

Eu me dediquei, me joguei, amei, abracei

O dia que uma criança

Sem livro e sem dicionário

Mostrou-me a diferença

Entre camelo e dromedário

Eu comecei crescer e florescer

No solo da batatinha

Que não esparramou na minha imaginação

Porque um aluno

De apenas três anos

"Espalhou suas ramas pelo chão"

Nesse dia eu comecei me educar

 

Kelly Barros dia 10/11/2022

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login