Foto de capa da notícia

Apae promove 6º Simpósio de Equoterapia gratuito e online

Viver com animais traz diversos benefícios à saúde e é tão positivo, que em alguns tipos de terapias os animais estão presentes para somar nos tratamentos. Estudos mostram o potencial e ajuda na redução da ansiedade, letargia, do estresse e sintomas da depressão.

Em Limeira, o Centro de Equoterapia da Apae atende mais de 250 usuários. “Em um panorama geral, os usuários obtiveram quase 80% de evoluções quanto às habilidades intelectuais. Com relação às habilidades sociais e emocionais, evoluíram 70%, assim como 75% nos aspectos relacionados às habilidades motoras”, explicou a coordenadora Ana Paula Marini. O espaço funciona desde 2014.

Com intuito de promover a atualização de conhecimentos e estudos em relação à prática e teoria dos atendimentos de equoterapia no país, sobre um prisma interdisciplinar, bem como divulgar o trabalho realizado pelo Centro de Equoterapia, a Apae Limeira promove o 6º Simpósio Interdisciplinar de Equoterapia nos dias 07 e 08 de dezembro, às 19h, pelo canal @apaedelimeira no Youtube. 

O evento é gratuito, 100% online e está com as inscrições abertas. Nesta edição, no primeiro dia do evento, (7) haverá palestra com Mahana D’Andrea, com o tema “Manejo de sentimentos e comportamentos na Equoterapia”. No dia 8, o especialista português Luís Miguel Costa Ribeiro falará sobre o tema: “AHPV – Inclusão e Estratégia e Sustentabilidade”.

Luís é presidente da Associação Hípica e Psicomotora de Viseu – Instituição Particular de Solidariedade Social. Fundada em 2014, a AHPV apoia uma média de 140 pessoas com deficiência em sessões de Equitação Terapêutica semanalmente. Luís faz parte de uma Escola de Equitação Federada com 3 estrelas pela Federação Equestre Portuguesa, atualmente com 60 atletas.

“Convidamos a todos os interessados dessa área para somar experiências nesse evento que chega à sua sexta edição com o propósito de seguir divulgando o serviço prestado pela associação nessa área, ganhos percebidos junto aos atendidos e, especificamente neste ano, que teremos um palestrante internacional, conhecer não apenas o trabalho de outros centros nacionais de equoterapia, mas também promover um intercâmbio internacional de conhecimentos, disse Ana Paula.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login