Foto de capa da notícia

Entorse, uma lesão que vai além dos jogadores na Copa

Os jogos da Copa do Mundo têm chamado a atenção para a questão física. A intensidade das partidas traz um risco, o das lesões, que vai além dos gramados do futebol profissional.

A lesão pode ocorrer com os atletas "de fim de semana", alerta o fisioterapeuta Marcelo de Oliveira do Hapvida NotreDame Intermédica, citando as pessoas que desenvolvem atividades aos sábados, domingos e feriados. Um bom preparo anterior e o uso de equipamentos adequados reduzem os riscos da lesão.

A imagem do brasileiro Neymar Jr., chorando de dor no banco de reservas durante um dos jogos do Brasil, despertou a atenção das pessoas. No jogo da última segunda-feira, o atleta parecia bem melhor da entorse, após ficar fora de duas partidas pelo Mundial.

"O jogador sofreu uma lesão traumática no tornozelo direito que causou grande estresse no ligamento lateral", explica Marcelo de Oliveira. Segundo o fisioterapeuta, a lesão com o craque da seleção brasileira não foi simples. "A entorse consiste em lesão dos ligamentos presentes nas articulações. A articulação vira de forma brusca, excedendo a amplitude de movimento da articulação", relata.

O resultado pode ser um estiramento, um rompimento do ligamento ou até mesmo uma fratura na região. Oliveira diz que o período de recuperação depende do tipo de lesão, mas pode variar de quatro a seis semanas. "Se acompanhado de fratura pode demorar um pouquinho mais", afirma.

O tratamento consiste em controle do edema e do processo inflamatório; enfaixamento para conter o edema e estabilizar a articulação; e controle do quadro de dor. Em entrevista, o jogador relatou os intensos esforços dos profissionais de saúde para sua recuperação. Sessões de tratamento até de madrugada constaram da rotina.

Marcelo de Oliveira conta que, em casos como esse, é necessário fazer uma avaliação diária sobre a evolução do paciente. Esse procedimento se acentua em atletas de alto rendimento que participam de uma competição internacional, em que se tem pouco tempo para reabilitação.

 

Prevenção: aquecimento e alongamento

No caso de atletas de "fim de semana", a prevenção às entorses pode ser antecipada. Em Limeira, tornou-se comum as pessoas realizarem atividades nesses dias de descanso do trabalho. Os grupos se reúnem principalmente para corrida de rua, rotas de bike pelas estradas da região e o tradicional futebol.

Oliveira diz que os cuidados devem ser intensificados, sem economizar no aquecimento, alongamento e preparação do corpo antes do esporte para evitar contusões. "O segredo é sempre manter um bom fortalecimento muscular, fazer treinamento para melhorar a flexibilidade e usar equipamentos esportivos adequados", orienta.

Antes de iniciar a prática esportiva, uma consulta aos profissionais de saúde é recomendada.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login