Foto de capa da notícia

Everton Ferreira é eleito o novo presidente da Câmara de Limeira

Em votação acirrada e com plenário lotado, os vereadores da Câmara de Limeira votaram na composição da nova Mesa Diretora. Com duas chapas e por 11 votos contra 10, a vencedora foi a Chapa 2, liderada pelo vereador Everton Ferreira (PSD). Além do novo presidente eleito, compõem a nova diretoria a vice-presidente Isabelly Carvalho (PT), a primeira secretária Lu Bogo (PL) e a segunda secretária Tatiane Lopes (Podemos). Também foram eleitos os corregedores Mariana Calsa (PL) e Betinho Neves (PV). 

Com a presença de sindicalistas, a votação foi movimentada e gerou polêmica. Após a votação de Isabelly, que citou o fim da “Bancada da Bíblia”, os vereadores criticaram acirradamente e destacaram que todos os parlamentares devem respeitar a religiosidade de cada um. O público presente foi contrário ao resultado da eleição, já que maioria dos vereadores são da ‘base’ do prefeito.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e serviços administrativos da Casa. Tem mandato de dois anos e pratica atos de direção, administração e execução das deliberações aprovadas pelo plenário. Pela primeira vez, a Câmara de Limeira terá um presidente negro, fato enaltecido pelos vereadores Ju Negão e Waguinho da Santa Luzia. Também tem em sua maioria as mulheres, com três representantes na nova diretoria. Votaram na Chapa 2 os vereadores: Adir Xavier de Almeida, Airton dos Santos, Betinho Neves, Everton Ferreira, Isabelly Carvalho, João Antunes, Jorge de Freitas, Lu Bogo, Mariana Calsa, Tatiane Lopes e Terezinha da Santa Casa. Na Chapa 1, composta pelos vereadores Ju Negão, Marco Xavier, Dr. Júlio e Helder do Taxi os vereadores: Anderson Pereira, Elias Barbosa, Ceará, Helder do Táxi, Ju Negão, Dr. Júlio, Marco Xavier, Nilton César, Sidney Pascotto e Waguinho da Santa Luzia.

Everton que está no seu primeiro mandato, é do mesmo partido do Prefeito Mário Botion e estará à frente dos trabalhos legislativos pelos próximos dois anos.  O vereador de 41 anos, foi eleito, em 2020, com 1330 votos. O gestor é natural de Itaberaba (BA), mas mora em Limeira desde 2003. Ele também trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde entre 2017 e 2020.

Entre as bandeiras que defende na Câmara Municipal está a saúde pública, mas se mantém aberto ao diálogo e à defesa de outras áreas que contribuam com o desenvolvimento de Limeira informa o site da Câmara.

Sindicato envia nota de repúdio contra eleição 

A Diretoria do Sindisel desaprovou o voto da vereadora Isabelly de Carvalho para Mesa Diretora da Câmara Municipal de "Limeira no biênio 2023-2024. Segundo a nota “esta nobre parlamentar votou no candidato do prefeito Mario Botion”. “Ao nosso ver, a vereadora deveria ser oposição a todo custo a este Projeto de Gestão que visa o Sucateamento do Serviço Público”, destacou a nota. 

Para a diretoria do sindicato, que esteve presente na sessão de ontem, mesmo que por problemas particulares ou até mesmo com o próprio mandato, não se sentisse bem em estar com o grupo denominado oposição, a vereadora deveria se abster em seu voto “do que compactuar com o candidato do Mário (Everton)”. A nota ainda reforça que a Chapa de vereadores que se declararam oposição ao Botion nesta eleição procurou a diretoria e solicitou que pudessem conversar com a vereadora e solicitar que a mesma somasse forças contra o atual governo. 

“Por diversas tentativas conversamos e explicitamos à nobre vereadora todos os ganhos que os servidores poderiam ter com o voto dela na oposição, porém ela por razões próprias decidiu votar contrário a posição desta entidade. Vale lembrar que quando Mario Botion assumiu a prefeitura, o investimento em servidor público era de 47% da arrecadação, caindo drasticamente em sua gestão por não dar prioridade e nem atenção aos trabalhadores do serviço público. É o único governo municipal dos últimos mandatos que não estendeu a faixa de Vale-Alimentação aos demais membros da categoria. Além disso, usa de sindicâncias para qualquer tipo de problema provocando perseguição de servidores e alto número de exonerações”, afirma.

PT Limeira também esclarece posicionamento em nota

A Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Limeira, em reunião realizada no dia 7 decidiu pela publicidade de sua decisão quanto as eleições para Mesa Diretora da Câmara Municipal de Limeira (CML) para o biênio 2023-2024.

"Coerentemente com seu histórico de decisões democráticas, e seu claro posicionamento contrário as políticas neoliberais e conservadoras do governo municipal exercido por Mario Botion, a Executiva do PT de Limeira informa que é veementemente contrária ao apoio do Partido a qualquer candidato “governista” que represente o Edifício Prada, neste caso o vereador Everton, pois o governo Botion representa as pautas conservadoras, arcaicas, reacionárias e que sempre manifestam-se contrária aos trabalhadores. Vale lembrar, inclusive, que é este governo que apoiou, em 2018, a chapa BolsoDoria e, em 2022, a dobrada Bolsonaro e Tarcisio de Freitas, e o resultado todos sentimos nos últimos 4 anos", disse.

Segundo a nota, o voto da vereadora Isabelly Carvalho não representou o posicionamento da Executiva Municipal do PT de Limeira e suas lideranças. "O Partido continuará, na defesa das pautas progressistas, em defesa das minorias, dos direitos dos(as) trabalhadores(as), e das pautas propostas pelo nosso mandato na Câmara, com a vereadora Isabelly,  em oposição ao governo Botion", finaliza. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login