Foto de capa da notícia

Limeira teve novembro 75% mais chuvoso do que em 2021

O volume de chuvas em novembro foi de 168 milímetros, de acordo com dados divulgados pela BRK Ambiental. A precipitação registrou aumento de 75% em comparação com o mesmo período em 2021. Para o mês de dezembro, a expectativa é de 168 milímetros. De janeiro a novembro, choveu 1.101 milímetros em Limeira.

A BRK informa que realiza o monitoramento pluviométrico nas unidades de captação e de tratamento de água de Limeira com objetivo específico de acompanhar o comportamento hídrico dos mananciais e atuar, sempre preventivamente, em situações que possam impactar o abastecimento do município.

Em outubro, o município registrou 145 milímetros de chuvas. Já no mês de setembro, foram 105 mm. Em agosto, mês atípico de chuvas, a cidade contabilizou um índice de 25 mm. O índice pluviométrico indica quanto choveu nos últimos meses.
A quantidade de chuva é um dos principais fatores que determinam o abastecimento dos mananciais e dos reservatórios das cidades.

“É necessário manter a atenção uma vez que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que essa primavera deve ter um aumento da temperatura, com dias mais quentes, porém, assim como no inverno, o período deve apresentar diminuição da quantidade de chuvas”, informa.

O rio Jaguari tem uma vazão atual de 18m³/s, quando o mínimo necessário para captação é de 1,0 m³/s. Já o ribeirão Pinhal está com 90% de sua capacidade atual, sendo o mínimo necessário de 60% para a manutenção da captação de água. “Mesmo com o período de chuvas mais frequentes se aproximando, a BRK reforça a importância do uso consciente da água por parte da população”, destaca.

PREVISÃO

Segundo informações do Cepagri, da Unicamp, a previsão do tempo para hoje e amanhã segue com as características que vêm sendo observadas ao longo da semana: nebulosidade variável e pancadas de chuva/temporais. Aspectos termodinâmicos sugerem elevado potencial para o desenvolvimento de tempestades severas na região, caracterizadas por chuva localmente forte e volumosa, rajadas de vento, muitas descargas elétricas e possibilidade de granizo em alguns pontos, podendo acarretar pontos de alagamento, enxurradas e riscos associados à vento e chuva fortes. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login