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“BRK de Limeira termina 2022 com qualidade da água comprovada”

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, termina o ano de 2022 com uma marca positiva na qualidade da água que abastece a cidade. Em 100% das análises laboratoriais feitas ao longo do ano, o recurso esteve dentro das conformidades legais quanto à sua potabilidade. E isso ganha ainda mais relevância pelo fato de que foram mais de 100 mil análises realizadas nos últimos 12 meses, ou seja, mais de 8.300 por mês.

 

Em entrevista para a Gazeta, Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira destacou que atestar que a água que abastece o município está dentro dos padrões de conformidade legais significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento correto, com metodologia moderna e conduzido por profissionais qualificados, até chegar às torneiras. “Há diversos fatores que levaram a esta importante marca. Podemos citar a assertividade no planejamento para a definição dos investimentos, os treinamentos realizados e, principalmente, o comprometimento de cada funcionário da equipe”, afirma.

Confira:

Como é feita a análise da qualidade da água em Limeira?

A análise da qualidade da água em Limeira é feita desde a captação de água bruta, passando pela Estação de Tratamento de Água, reservatórios e redes de distribuição. A água tratada passa por verificações constantes. Os laboratórios possuem certificações reconhecidas internacionalmente que garantem sua confiabilidade. Em Limeira são realizadas em média 12 coletas por dia abrangendo 191 pontos na cidade por mês, onde são geradas por volta de 100.000 analises no ano contemplando e garantindo a conformidade dos 105 parâmetros físicos químicos, bacteriológicos dentre outros previstos nas legislações vigentes – Portaria 888/21 MS e Decreto SS65/05 SP, sendo alguns parâmetros como cloro, turbidez e pH analisados in loco pelo técnico do laboratório móvel no momento da coleta,  sendo os demais parâmetros analisados no laboratório interno e laboratório externo acreditado. Esse rígido Controle de Qualidade é realizado pela equipe do Laboratório da BRK altamente treinada e capacitada, seguindo as normas da ISO 17025 auditada pelo INMETRO no que tange a metodologia específica para coletas, análises e resultados utilizando equipamentos adequados e precisos para a confiabilidade dos resultados que são divulgados para o Ministério da Saúde, nas faturas mensais de água e no Relatório Anual conforme prevê as legislações vigentes.   

Quais são os parâmetros e com que frequência as análises são realizadas?

As análises são realizadas diariamente e existem três tipos de parâmetros: físicos, químicos e biológicos. No caso dos físicos são considerados turbidez e cor aparente. Já nos químicos o cloro livre, o pH e o fluoreto. E nos biológicos, os coliformes totais (CT) e escherichia coli (E. coli).

Limeira é uma das poucas cidades no Brasil a contar com um Plano de Segurança da Água (PSA), em termos práticos como isso funciona?

O Plano de Segurança da Água (PSA) é um programa estruturado que visa assegurar a qualidade da água tratada e distribuída à população. Tudo feito para manter o nível de excelência que fez com que a cidade se tornasse uma referência nacional de qualidade e eficiência no saneamento. Na prática, isso significa que o plano é um instrumento de gestão que visa estabelecer os procedimentos e ações de melhorias contínuas do processo para manter a qualidade da água conforme previsto na legislação.

Como a estiagem afeta a qualidade da água?

Períodos prolongados de estiagem, como os que têm sido vivenciados desde 2020 na região, comprometem a qualidade da água do Rio Jaguari. Isso porque o manancial recebe lançamento de esgoto de municípios da região. Mais informações sobre esse tema podem ser obtidas junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização dos mananciais. Com isso, os parâmetros que sofrem alteração durante esse período são amônia e OD (oxigênio dissolvido). Para garantir a qualidade, executamos melhorias nos processos como novo sistema de monitoramento contínuo de amônia na chegada da água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA). Além do sistema de dióxido de cloro na estação usado no processo de desinfecção da água. Sua aplicação ocorre na entrada da água bruta na ETA e na etapa final do tratamento, em fases de pré-oxidação e pós-cloração. Outra melhoria foi o a instalação do sistema de hipoclorito de sódio na captação do rio Jaguari e ETA, em 2021, sendo fundamental para manter a qualidade da água durante os meses mais secos, quando a água bruta captada nos mananciais tende a ser inferior.

Qual a responsabilidade do saneamento em termos de promoção da saúde pública e qualidade de vida das pessoas?

O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a preservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais do município. Por isso, temos como propósito transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico. 

No ano passado foi anunciada ações para redução do índice de perdas de água, quais foram?

Dentre as ações que executamos está a substituição de macromedidores mecânicos por eletromagnéticos, desde o início do ano. Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes de distribuição, e sua função é medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com esses equipamentos é possível calcular o volume de água enviado para um bairro e, assim, compará-lo com o total, de fato, consumido pelos moradores (esse medido via hidrômetro). A diferença dessa conta representa possíveis desperdícios. Por isso, esses dados são analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

Entre 2018 e 2020, a substância “ácidos haloacéticos” foi encontrada acima do limite, segundo levantamento divulgado pelo Mapa da Água. Quando essas substâncias estão acima do limite, a água é considerada imprópria para o consumo. Essa análise foi um fato isolado? Quais providências foram tomadas?

Garantimos que a água distribuída na cidade segue rigorosamente as diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os procedimentos de controle, vigilância da qualidade da água e padrão de potabilidade. É a partir dessas diretrizes que os dados apresentados pelo “Mapa da Água” devem ser analisados. Realizamos em média, mais de 15 mil análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 7.700 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é o dobro da prevista pela legislação. Em relação ao parâmetro “ácidos haloacéticos” citado no levantamento, somente dois episódios foram detectados no município, um em dezembro de 2019 e outro em outubro de 2020. Quando isso ocorre, os dados são registrados no SISAGUA e novos testes são realizados. Em todas as demais milhares de análises efetuadas, o padrão manteve-se dentro dos limites recomendados. É por isso que, conforme a legislação vigente - Portaria 888/2021 (Art. 40) - para este parâmetro, os resultados das análises não devem ser interpretados de forma isolada, mas considerando a média móvel dos últimos 12 meses. Isso significa que a água distribuída em Limeira atende integralmente a todos os padrões de potabilidade e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela própria concessionária e também por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site da BRK. Também distribuimos anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior.

Qual o maior desafio hoje na questão do abastecimento de água em Limeira?

Apesar de toda estiagem vivenciada durante o ano de 2022, e mananciais ainda em recuperação por conta das secas de 2020 e 2021, cpnseguimos manter a regularidade no abastecimento à população limeirense por meio de uma série de ações estabelecidas num plano de contingência executado no decorrer do ano. A estiagem, atualmente amenizada pelo período chuvoso, se tornou um tema permanente de trabalho. Com períodos cada vez mais prolongados de seca em nossa região, é necessário que todos - concessionária e população - tenham atenção aos hábitos de consumo, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos da rotina.

Quais as principais melhorias que a BRK implantou em 2022 na cidade de Limeira?

Encerramos 2022 com o sistema de distribuição de água ampliado e modernizado pela nova adutora Mercedes-Gino. Os três quilômetros da nova tubulação implantada na cidade - desde o cruzamento da rua Tiradentes com a Prefeito Dr. Alberto Ferreira (em frente à Prefeitura Municipal), em ponto de derivação da adutora Mercedes, até o cruzamento das avenidas Cônego Manoel Alves e Fabrício Vampré, no reservatório de água tratada Gino, no Jardim São Paulo - ampliaram a disponibilidade hídrica para as regiões sudoeste, noroeste e para parte da região central de Limeira, atendendo cerca de 30 mil habitantes.

E quais os principais projetos para 2023?

Seguimos com plano de investimentos estabelecido no contrato de concessão que visa a melhoria do sistema de tratamento e abastecimento de água e também de coleta e tratamento de esgoto. Dentre os principais para os próximos anos, estão a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), a modernização das Estações de Tratamento de Esgoto, a construção de novos reservatórios e adutoras e a ampliação e modernização de Estações Elevatórias de Esgoto Bruto.  

 

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