Foto de capa da notícia

Câmara Municipal aprova 173 projetos em 2022

Vereadores de Limeira aprovaram, no ano passado, 173 projetos. Um relatório geral das atividades legislativas realizadas em 2022 foi solicitado pela Gazeta ao Departamento de Expediente e Protocolo, que apurou a quantidade de proposições apresentadas, aprovadas e em tramitação do ano passado. No total, somaram 421 matérias.

Entre as proposições estão projetos de lei e de lei complementar, projetos de decreto legislativo e de resolução e proposta de emenda à Lei Orgânica. Além dos projetos aprovados, 200 ainda estão em trâmite. Outros 35 itens foram retirados e 5 foram arquivados. No balanço, 4 projetos foram rejeitados e três estão para leitura.

Os vereadores também apresentaram 3.588 indicações e 684 requerimentos. Já as moções apresentadas em 2022 foram no total de 259. Das indicações, 29 foram retiradas, uma foi anulada e 32 ainda aguardam envio ao Executivo. Já do total de requerimentos, 666 foram encaminhados ao Executivo, 15 foram retirados e três estão para leitura. Segundo o balanço, das moções, 232 foram aprovadas, 4 prejudicadas, 19 foram anuladas, três foram rejeitadas e uma segue para leitura.

Os dados relativos às propostas apresentadas por cada vereador de Limeira podem ser consultados no site do Legislativo (limeira.sp.leg.br). O portal ainda detalha todas as matérias apresentadas desde o início do mandato. Lembrando que os vereadores de Limeira seguem de recesso parlamentar até o dia 1 de fevereiro.

PROJETOS

Entre os projetos aprovados em 2022 estão: a proibição da instalação de banheiros unissex nos estabelecimentos públicos e comerciais, instalações de painéis em pontos de ônibus, instalação de banheiros químicos em feiras livres, identificação de pacientes diabéticos, obrigações e prazos para retirada de resíduos de poda, transparência no uso do Fundeb, desconto de tarifa de água para MEI, política pública sobre o aleitamento materno, isenção de taxa de licença para publicidade, psicólogos e assistentes sociais para atuar na rede de educação, educação climática, banco de cabelos, entre outros. Os vereadores também aprovaram projetos de datas comemorativas, atendimentos preferenciais, sobre maus tratos a animais, autismo e saúde mental.

CPI

Em 2022 foram instauradas duas investigações através da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A primeira sobre fraudes na transferência de propriedades e em cancelamentos de dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a segunda, ainda em andamento, sobre as irregularidades administrativas no âmbito do Poder Executivo na suspeita de compra de mandato do vereador Darci Reis, e na nomeação de cargos em comissão de funcionários lotados no Poder Executivo e Legislativo.

ALTERAÇÕES

A composição da Câmara de Vereadores de Limeira sofreu alterações ao longo do ano: a extinção do mandato da vereadora Constância Félix assumindo em seu lugar o vereador Adir do Cecap. A volta do vereador Jorge de Freitas, em agosto, após se desligar da função de secretário municipal de Habitação. Com o retorno do parlamentar, o vereador José Roberto Bernardo, que era segundo-suplente do partido, deixou o Legislativo limeirense.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login