Foto de capa da notícia

Câmara vai produzir estudo sobre perfil demográfico de Limeira

A Câmara de Limeira anunciou ontem a elaboração de um estudo sobre o perfil do município, inclusive demográfico. O objetivo é oferecer dados técnicos sobre as características da cidade para embasar propostas de projetos e políticas públicas por parte dos vereadores. O projeto será elaborado em um mês e realizado pela pela consultora Técnica Especializada da Casa, Amanda Marques.

Em entrevista para a Gazeta, a servidora que tem mais de 20 anos de experiência em consultoria, destacou que o estudo será feito a partir de dados disponibilizados em plataformas, dados bibliográficos e informações repassadas pelo Ceprosom. “Diferente do Censo, que foca em números populacionais, o estudo será focado em índices de diversas áreas, sendo as principais ligadas a saúde, educação, meio ambiente e segurança. O objetivo é delinear o perfil do município e qualificar o trabalho dos vereadores”, informou.

A servidora já realizou dois ao longo de dois anos, produzidos em 2016 e em 2020. “Vamos analisar as projeções, tendências de crescimento e comparar também com dados de outros municípios. A ideia é caracterizar a população, com dados de rendas, envelhecimento, doenças, as necessidades dos jovens entre outros aspectos. É importante destacar que sem dados não há política público eficiente”, informa.

O estudo vai traçar ainda o perfil demográfico da população com uma projeção até 2050. Segundo informações da Câmara, o próprio presidente solicitou a atualização desses estudos. Para o presidente, esse trabalho poderá auxiliar a identificar as áreas que mais precisam de projetos ou políticas públicas na cidade.

“O conhecimento do perfil demográfico possibilitará aos parlamentares analisar, elaborar e propor projetos contemplando corretas políticas públicas para a população como um todo ou para um específico segmento”, descreveu o parlamentar. O presidente também destacou que a publicação do estudo elaborado pela consultora é uma forma de valorizar o servidor da Casa.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login