Foto de capa da notícia

Cia de Reis São Lucas exalta tradição cultural e cristã em Limeira

Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Reis é conhecido como o momento em que as celebrações natalinas se encerram e a árvore de Natal é desmontada. A data possui uma série de significados e é comemorada de formas diversas ao redor do mundo. Em Limeira, a Festa de Santos Reis acontece amanhã na Paróquia Santo André Apóstolo, às 19h. A realização é da Cia de Reis São Lucas que se apresenta hoje no SESC de Santos.

No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento em que três reis magos, provenientes do Oriente, teriam visitado o recém-nascido Jesus Cristo. Na Bíblia, a referência sobre os três reis magos está no evangelho de São Mateus. O relato conta que, alguns dias após o nascimento de Jesus, magos guiados por uma estrela foram visitar e oferecer presentes para o recém-nascido filho de José e Maria. Esses presentes têm um papel importante na celebração. Segundo a narrativa cristã, Deus provê para os seus fiéis sempre que eles precisam, ou seja, as oferendas dos magos faziam parte dessa provisão divina. 

De acordo com a tradição, os presentes foram ouro, incenso e mirra, que era um óleo muito valioso usado para embalsamar mortos. O ouro e a mirra foram essenciais para a sobrevivência de José e Maria quando fugiram para o Egito, a fim de proteger seu filho Jesus. 

Ao longo dos séculos e em diferentes partes do mundo, as tradições de celebração do Dia de Reis e da noite de Natal foram se misturando. A troca de presentes costumava acontecer no Dia de Reis, quando os três reis magos realmente presentearam Jesus, e não na noite do Natal. As datas muito próximas acabaram por alterar esses hábitos.

Para o mestre, Wilson Nunes Cerqueira, a tradição sobreviveu ao longo dos anos e se mantém viva nas casas cristãs. “Passamos por um período complicado com a Covid-19, mas visitamos as casas e mantemos essa tradição na proporção possível. Graças a Deus a vacina ajudou muito, então esse ano teremos a festa. Estamos recuperando o pessoal aos poucos, devido aos problemas de saúde, mas vem dando tudo certo”, afirma.

Há 18 anos, a companhia tem realizado as visitas domiciliares e participa de eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Hoje, o grupo é um dos destaques da programação do SESC de Santos, a partir das 15h no Teatro. A cada ano, nos meses de dezembro e janeiro, o grupo realiza um “giro” em centenas de casas. Hoje a Cia de Reis São Lucas conta com 18 integrantes.

Em Limeira a grande festividade acontecerá na Rua José Alfredo João Sthalberg, 658 - Jardim Santo André com entrada no salão da quase paróquia, passagem pelos arcos; saudação à mesa de alimentos, terço, músicas e o tradicional jantar gratuito a população. Todas as famílias devotas são convidadas a participar. O jantar é oferecido a população graças as doações arrecadadas pelas visitas nas casas que deram início no dia 2 de dezembro de 2022.

APOIO CULTURAL

Wilson destacou que apesar da pandemia, a falta de incentivo cultural nos últimos quatro anos por parte do poder público, adiaram os projetos da oficina de aprendizagem. “Esperamos que com a recuperação do Ministério da Cultura, Limeira possa ter um ponto de cultura para a Folia de Reis. Isso ajudaria a expandir as oficinas, principalmente para o público infantil, e com objetivo de manter viva a tradição no nosso meio”, disse.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login