Nova Mesa Diretora toma posse na Câmara de Limeira
Em cerimônia realizada ontem, a nova Mesa Diretora tomou posse na Câmara Municipal de Limeira. Os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), primeira-secretária; e Tatiane Lopes (Podemos), segunda-secretária, comandarão os trabalhos legislativos pelos próximos dois anos, referentes ao biênio 2023/2024. Também foram empossados a nova corregedora, a vereadora Mariana Calsa (PL), e o corregedor substituto, vereador Betinho Neves (PV).
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora do biênio 2021/2022, Sidney Pascotto, que convidou os novos membros a fazer o juramento, prometendo desempenhar com dedicação e lealdade os cargos para os quais foram eleitos. Ele também lembrou das dificuldades enfrentadas nos dois anos anteriores, durante a pandemia de covid-19, e falou da importância do trabalho sério exercido pela Câmara Municipal para a cidade de Limeira.
O novo presidente, Everton Ferreira, destacou que o seu trabalho será voltado para fortalecer o mandato dos 21 vereadores da Casa e citou ações que pretende realizar nos próximos dois anos com o apoio dos demais membros da Mesa. Ele separou as atividades em três áreas: conceitual, estrutural e administrativa.
“Minha preocupação será discutirmos políticas públicas para desenvolver a cidade. Nosso trabalho será feito em conjunto, confluindo com todas as forças que pudermos. Termino minha fala deixando minha gratidão ao povo limeirense, que me acolheu e abraçou, e a todos os vereadores desta Casa. Enquanto estiver no parlamento darei todo o meu sangue e toda minha força para que ele seja cada vez mais forte, respeitado e melhor”.
As vereadoras Isabelly Carvalho, Lu Bogo e Tatiane Lopes também discursaram durante a posse, elas ressaltaram a importância da representatividade da nova Mesa, que tem sua composição majoritária de mulheres, e o primeiro presidente negro da Câmara Municipal de Limeira.
A vice-prefeita Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, destacou que é papel da Mesa Diretora trabalhar por todos os outros vereadores da Casa e desejou boa sorte aos novos membros. “Que vocês tenham muita garra e dialoguem sempre. A sabedoria dos mais velhos e as novas ideias dos mais jovens fazem o caminho ser muito mais seguro para nossa população”.
Propostas
Na área conceitual, Everton disse que quer avançar, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, na formação cidadã, na educação financeira e na promoção de debates.
Já na área estrutural, o parlamentar pretende tornar a energia da Casa limpa, construir ou adaptar os espaços para torná-los mais abertos e inclusivos aos deficientes físicos, criar espaço coworking, com internet e energia limpa para uso da população, e tornar a área parlamentar mais adequada e moderna para atender o povo. “O Poder Legislativo não deve ser um poder esquecido, ele vai ser fortalecido e o fortalecimento começa com a sua estrutura atualizada, moderna, de forma que o parlamentar consiga exercer melhor o seu trabalho e de forma que o munícipe tenha um espaço mais convidativo”, afirmou.
O novo presidente também disse que pretende construir mais um plenário menor, para o desenvolvimento de atividades educacionais e palestras, uma Ouvidoria mais ampla, promover um espaço de podcast, no qual os vereadores, o povo e a sociedade civil possam debater ao vivo assuntos de interesse e relevância pública, melhorar a jardinagem para o público e para o funcionário da Casa e fazer captação de água de chuva, de modo que os jardins sejam irrigados de forma automática, tornando o prédio mais sustentável.
Por fim, na área administrativa, Everton propôs que seja realizado um debate com as organizações sociais sobre qual será o salário da próxima legislatura para vereadores e prefeito. Outra proposta é tentar fazer com que o vereador vá mais para Brasília e para o Palácio dos Bandeirantes buscar recursos públicos para Limeira e dialogar políticas públicas para a cidade.
Conheça os membros:
Everton Oliveira Ferreira (Presidente)
Reside em Limeira desde março de 2003, ano que chegou à cidade por motivações acadêmicas. É graduado em Gestão de Empreendimentos (Hotelaria) e fez três especializações MBAs, sendo a mais recente em Gestão em Saúde, no Hospital Israelita Albert Einstein. Morou em diversos lugares da cidade, como Lagoa Nova, nas proximidades do Ernesto Kuhl, Abílio Pedro, Belinha Ometto, Morro Azul, Santa Amália e, desde 2015, no São Lourenço, onde atua como síndico no condomínio Itamaracá.
Em 2016, participou pela primeira vez das eleições municipais, pelo DEM (Democratas), obtendo 514 votos. Em 2017, passou a atuar na Secretaria Municipal de Saúde, onde desenvolveu um trabalho reconhecido no poder público. Em 2020, foi eleito com 1.330 votos.
Entre as bandeiras que defende na Câmara Municipal está a saúde pública, mas se mantém aberto ao diálogo e à defesa de outras áreas que contribuam com o desenvolvimento da cidade.
Isabelly Maria de Carvalho (Vice-presidente)
Servidora pública, reside em Limeira desde um ano de idade. Há mais de dez anos passou a fazer parte de organizações sociais, por meio do trabalho no movimento social organizado LGBT. Essa agenda foi o ponto de partida para um campo de atuação mais amplo, abrangendo outros movimentos dedicados à defesa dos direitos humanos. Promover a participação dos cidadãos na política é hoje uma das principais bandeiras de luta da parlamentar. As propostas de mandato da vereadora são construídas com base em três pilares: participação popular, defesa das políticas sociais e articulação com movimentos sociais.
Lucineis Aparecida Bogo (Primeira-secretária)
Natural de Nova Olímpia (PR), Lu Bogo é casada, defende em seu mandato o trabalho social e o desenvolvimento de atividades junto à comunidade, com foco no estudo de ações que atendam às demandas de saúde, educação e esporte do cidadão limeirense, visando o atendimento da população mais carente. Foi segunda-secretária do Legislativo nos anos de 2015 e 2016, e vice-presidente nos anos de 2021 e 2022. Este é o seu terceiro mandato.
Tatiane Lopes (Segunda-secretária)
Mora desde os três anos no Parque Nossa Senhora das Dores. É protetora dos animais e defensora das causas ambientais desde a infância, também é vegetariana desde os 12 anos de idade. Sempre estudou em escola pública e iniciou o ensino superior por meio do programa ProUni. Fez estágio na Prefeitura Municipal e no Fórum, trabalhou por sete anos como analista ambiental, junto a cooperativas de reciclagem. Faz voluntariado junto à causa animal, resgatando e acolhendo cães e gatos que chegam feridos, abandonados e maltratados. Atualmente, tem, em sua residência, cerca de 40 animais, todos resgatados e castrados. Também tem sensibilidade por outras causas, pois acredita que quem tem compaixão por um animal não humano, por consequência, também se compadece pelo semelhante.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login