Foto de capa da notícia

Programa de castração gratuita realiza nova etapa em Limeira

O “Castra + Limeira” chegará a zona rural nos dias 28 e 29, último final de semana do mês de janeiro. A ação vai acontecer na Igreja Luterana, no Bairro dos Pires. O programa se estenderá durante este ano, prevendo a castração de 4 mil cães e gatos gratuitamente. 

De acordo com a vereadora Tatiane Lopes (Podemos), que tem acompanhado desde o início a realização do programa, “a iniciativa pioneira na cidade tem sido muito bem recebida pela população limeirense”, afirmou.

Os procedimentos têm sido realizados no ônibus castramóvel, equipado e personalizado, por meio de empresa licitada, que vai até os bairros para realização das cirurgias. “Até o momento, o ônibus já esteve nos bairros: Geada, Jd. Aeroporto, Nossa Senhora das Dores, Cecap, Jd. Novo Horizonte, Parque Hipólito, Parque Cidade e Jd. Ipanema. Desde então, aproximadamente 1.500 animais foram castrados na ação, contou Tatiane.

Defensora dos mutirões nos bairros, há anos enquanto protetora e há dois anos na Câmara enquanto vereadora, Tatiane Lopes não conseguiu esconder a emoção pela concretização do que tem sido uma das maiores reivindicações de seu mandato. “São dois anos falando sobre a importância da castração no bairro, sobre a importância de levar a política pública até aqueles que mais necessitam dela. Para mim, o programa é um sonho que se concretiza. Meu objetivo agora é lutar para que essa medida seja contínua e mais animais possam ser beneficiados”, afirmou a parlamentar. O investimento no programa é da ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Miguel Lombardi (PL).

Tatiane Lopes relembrou que ao longo do mandato vinha cobrando que a Prefeitura desenvolvesse uma política pública de castração mais acessível, eficaz e em quantidade significativa. “Foram dois anos falando em Plenário, fazendo sugestões, visitando outros mutirões de castração para trazer ideias para nossa cidade e muita luta para que a proposta se concretizasse. Mas todo esforço valeu a pena. É recompensador saber que vários animais estão sendo beneficiados”, relatou.

A parlamentar também destacou que algumas mudanças foram feitas no programa a fim de garantir maior tranquilidade no atendimento tanto para os munícipes, quanto para os animais, como a adoção do sistema de agendamento, por exemplo. “A tendência é sempre ir melhorando com o passar do tempo. Se eu tivesse de resumir minha percepção sobre o programa até agora, diria que tem sido um grande sucesso”, concluiu.

Para participar do programa, os interessados devem se cadastrar pelo WhatsApp (19) 98338-8415. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência e seguir algumas orientações pré-operatórias: deixar o animal de jejum alimentar de oito horas e em jejum hídrico (bebidas em geral) de seis horas; informar todo o histórico de saúde do animal – que deve estar com a vacinação e vermifugação em dia; e realizar banho/limpeza um dia antes da cirurgia – o animal deve estar livre de pulgas e carrapatos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login