Foto de capa da notícia

CPI vai convocar Darci Reis para prestar depoimento

Será ouvido, pela Comissão Parlamentar de Inquérito, no dia 14 de março, no Plenário da Câmara, o ex-vereador Darci Reis.  A CPI foi instaurada para investigar sua suposta compra de mandato, além da nomeação de outros comissionados em cargos lotados na Prefeitura e na Câmara. O requerimento foi solicitado em reunião na manhã desta terça-feira (28). Jorge de Freitas e José Roberto Bernardo ainda não foram convocados.

Darci é uma das peças chaves da CPI que foi instaurada em dezembro do ano passado. Segundo o vereador Ceará, tudo vai depender do seu depoimento. “Após ter recebido os documentos por parte do Executivo e do Ministério Público, seguiremos com a linha de oitivas. Após o depoimento do Darci é que devemos dar um rumo nas investigações”, destacou.

A reunião nesta manhã foi breve onde os membros da CPI destacaram que ainda analisam a documentação enviada pela Prefeitura e pelo Ministério Público. “Seguiremos com a leitura destes documentos até a próxima reunião que acontecerá no dia 14 a partir das 9h30”, disse o presidente da comissão, Helder do Táxi.

Não foram apresentados outros requerimentos. “Darci é uma das pessoas chaves para a continuidade dessa CPI, por isso aguardo a sua oitiva para analisar seu depoimento e dar prosseguimento as investigações”, disse o vereador Jú Negão. Também compõe a comissão a vereadora Mariana Calsa e o vereador João Bano.  

Quando Jorge de Freitas assumiu a Secretaria de Habitação em 2021, o primeiro suplente a ocupar sua cadeira na Casa seria Darci Reis. Ao renunciar o cargo, Darci chegou a justificar que sua filha era comissionada na Prefeitura e que se assumisse o cargo poderia configurar nepotismo.  

Com a sua renúncia, o 2º suplente, José Roberto Bernardo, escolhido pelo executivo foi nomeado vereador e exonerado na Prefeitura, onde ocupava um cargo no gabinete do prefeito Mario Botion. A CPI também visa investigar supostos favorecimentos de candidatos, familiares de candidatos, eleitos ou não; e pesquisar os processos de transferência, nomeação e exoneração em secretarias municipais, por meio de portarias de cargos em comissão.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login