Foto de capa da notícia

Desnutrição: vereadora questiona número de crianças em Limeira

Em meio às denúncias da trágica situação dos yanomami, as imagens de crianças desnutridas e doentes vem causando indignação e revolta. Artigos científicos recentes revelam que a desnutrição entre os yanomami é uma das mais graves do mundo, indicando déficits de peso para idade em torno de 50% e déficits de estatura para a idade em torno de 80%.

Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais - o equivalente a sete por dia em todo o país. Dentre estados e capitais, Bahia e Salvador concentraram o maior número de hospitalizações: respectivamente 480 e 159. No estado de São Paulo foram 223.

As informações são de estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), realizado com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde, extraídos em 29 de dezembro de 2022.

Pensando de forma local, a vereadora Mariana Calsa (PL) protocolou um requerimento questionando a Prefeitura sobre o número de crianças de 0 a 6 anos em situação de insegurança alimentar e desnutrição em Limeira.

Na justificativa, a parlamentar citou a lei que define diretrizes para elaboração de políticas públicas para a primeira infância. “O requerimento visa elucidar este ponto específico de grande importância para que sejam elaboradas e implementadas políticas públicas a fim de mitigar estes problemas”, afirma.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login