Foto de capa da notícia

Especialista orienta sobre a lipoaspiração, cirurgia plástica mais realizada no Brasil

Segundo relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a lipoaspiração é o procedimento mais realizado no Brasil entre as cirurgias plásticas. Para o cirurgião plástico Fernando Pucci, esse é um método muito eficaz para retirada de gordura e de recuperação rápida.

Além disso, com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a retomada das cirurgias eletivas, as pessoas estão mais seguras para programarem a realização de seus sonhos.

No entanto, o especialista faz importantes considerações e orienta aos interessados sobre a importância de se programar, buscar todas as informações e, principalmente, procurar por profissionais idôneos e com histórico respeitado. Confira:

Com a vacinação contra a covid-19 avançada, observa-se uma retomada dos procedimentos eletivos. Isso inclui a cirurgia plástica? Há registro de aumento após o período de pandemia?

Sem dúvidas. Nos últimos meses nós notamos realmente um aumento do número de cirurgias plásticas por se tratar de um procedimento eletivo que foi totalmente represado durante a pandemia. Além disso, as pessoas se sentiram mais seguras para voltarem com suas atividades normais e programarem as suas cirurgias e a realização dos seus sonhos que tinham sido postergados durante esse período.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a lipoaspiração é o procedimento mais realizado no Brasil entre as cirurgias plásticas. Como especialista, qual a razão para isso?

A lipoaspiração é método muito eficaz para retirada de gordura e de recuperação rápida que praticamente não tem contra indicação. Esse procedimento pode ser feito de forma isolada para retirada de gordura localizada de várias áreas do corpo e, de forma associada, com abdominoplastia, por exemplo, onde são retirados excedentes de pele e feitas correções da musculatura do abdômen.

Outra observação que deve ser levada em conta é o nosso clima. Vivemos em um país tropical, onde a exposição do corpo nas praias, clubes, redes sociais e até mesmo dia a dia é muito maior do que em países frios, onde as pessoas dão mais valor à aparência da face, deixando o corpo para segundo plano.

Quem pode fazer uma cirurgia de lipoaspiração?

As pessoas que estão com boa saúde e que tem indicação para lipoaspiração são aquelas que estão dentro do peso ou levemente acima e que tem acúmulos de gordura localizada no abdômen, coxas, braços, tórax. É uma cirurgia ampla que se estende a diversas áreas do corpo desde que sejam respeitados os limites para a realização com segurança.

Quem não pode fazer esse tipo de cirurgia? E, nesses casos, como orienta seus pacientes?

Eu digo sempre que as pessoas que não devem fazer essa cirurgia são aquelas que tem o objetivo de emagrecer com a da lipoaspiração. Isso não acontece. Esse procedimento não é um método destinado ao emagrecimento, mas sim a promover modelagem corporal. A retirada da gordura de algumas áreas do corpo faz com que a silhueta corporal melhore muito. Essa é a indicação primordial.

Mulheres que acabaram de ter filhos podem fazer cirurgia plástica? Quanto tempo após o nascimento do bebê é recomendado?

Eu sempre oriento minhas pacientes em relação a isso. Deve-se respeitar um período após a realização do parto – normal ou cesárea – para fazer um procedimento cirúrgico de caráter estético. Em geral, indico que esperem, no mínimo, seis meses após o parto para a realização de uma lipoaspiração, por exemplo. Quando a pessoa está amamentando e deseja terminar a lactação para depois realizar a cirurgia de mamoplastia de aumento, mastopexia ou até mesmo de redução mamária, é importante esperar, no mínimo, três meses para que não tenha leite no interior da mama.

Outra situação que se deve levar em conta nesse período pós gestacional é a necessidade do bebê que precisa da atenção da mãe próximo dele neste período. É um momento em que a dependência do bebê é muito grande e deve ser evitado qualquer procedimento que vá desviar o foco de atenção à criança.

Lipoaspiração é recomendada para emagrecer?

Não. Essa cirurgia não deve ser usada com este fim porque ela não é um método de emagrecimento. A lipoaspiração é indicada para quem deseja retirar pequenos excessos da gordura corporal, objetivando a melhora da silhueta.

É possível realizar mais de um procedimento em uma mesma cirurgia?  

Os procedimentos associados em cirurgia plástica são frequentes. As mais usuais de serem realizadas juntas são as de pálpebra associada às de face, cirurgias de mama associada à lipoaspiração e até mesmo cirurgias associadas à abdominoplastia.

Outra associação comum é o lipoenxerto quando a gordura do corpo é retirada de determinada área e colocada em outra onde há necessidade. Na maior parte das vezes, nós colocamos nos glúteos. Lembrando sempre que devemos levar em consideração o tempo cirúrgico que deve ser o menor possível, respeitando um limite de quatro a cinco horas de procedimento. Quando acontece de ultrapassar esse tempo, nós precisamos ter uma cautela ainda maior para que o paciente não corra riscos desnecessários.

O resultado da cirurgia plástica só é visto após seis meses?

O nosso organismo precisa de um período para recuperação, cicatrização, tempo para desinchar, para sumir as marcas e atenuar as cicatrizes. Todo procedimento, seja ele de cirurgia plástica ou outro tipo de cirurgia, existe um período de convalescência. A cada mês existe um ganho que vai acontecendo no nosso corpo após a cirurgia plástica, o resultado vai mudando e, em muitos casos, a aparência final chega a ser em um ano, um ano e meio depois.

Qual a principal orientação a quem pretende fazer esse tipo de procedimento? Por onde começar?

Quem busca se submeter a uma cirurgia plástica, o primeiro passo é se informar sobre o profissional que fará o procedimento. É fundamental que ele seja competente, idôneo, que tenha um histórico respeitado. É interessante que busque no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informações sobre ele e converse com o profissional, sem receios. Nas consultas, leve suas dúvidas para evitar o risco de esquecer de algo, questione sobre o local da cirurgia, se é adequado para aquele tipo de procedimento. O médico sempre indica um local de confiança dele, aonde ele se sente mais seguro, aonde realiza seus procedimentos com frequência. É importante esclarecer todas as dúvidas no pré-operatório para não criar falsa expectativa do resultado, nem tampouco chegar no dia da cirurgia com dúvidas sobre o procedimento que será realizado.

Alguma outra consideração que considera importante?

É importante salientar que o período pré-operatório exige organização e programação. Caso ele tenha o desejo de fazer alguma cirurgia plástica, é interessante que ela passe por consulta com três, quatro meses de antecedência. Não deixe para muito próximo do período em que se deseja fazer a cirurgia porque, muitas vezes, a agenda do médico não é compatível com esse período e os exames pré-operatórios podem demandar um tempo maior que o imaginado. Se programando com antecedência, respeitando as orientações do médico em relação ao preparo do pré e pós operatório, certamente a cirurgia será um sucesso.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login