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“Golpes financeiros representam grandes prejuízos”

Os golpes financeiros que acontecem por meio de aplicativos de conversa se tornaram um problema comum no dia a dia dos brasileiros. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 8 milhões de pessoas foram vítimas só de armadilhas online no último ano. Clonagem de cartão, empréstimo fraudulento e estranhos se passando por entes conhecidos são os crimes mais recorrentes.

Em entrevista para a Gazeta, Caio de Luccas que é advogado, professor e palestrante faz orientações para evitar armadilhas e como proceder nesses casos. O advogado é especializado em Direito do Consumidor e Fornecedor, pós-graduado em Direito do Consumidor e Pós-Graduando em Direito dos Contratos e Direito do Consumidor na Universidade de Coimbra (Portugal) com atuação exclusiva neste ramo do direito. “Infelizmente a grande parte das pessoas que acabam sendo vítimas de golpes são aquelas que acreditam que nunca irão ser as próximas vítimas, e tal confiança extrema acaba refletindo em negligências. Fique atento, sempre”, orienta.

Confira:

Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?

O consumidor, recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário da instituição financeira, informando sobre algum tipo de problema, como clonagem do cartão ou transações não reconhecidas. Ocorre que, o consumidor deve fornecer os dados do seu cartão de crédito/débito, para que todas as medidas de segurança sejam tomadas. Em nenhuma hipótese, você deve fornecer seus dados pessoais ou bancários via telefone, independentemente de qual for, a alegação que justifique essa transmissão de dados. Exemplo: recebi um SMS no meu celular “Seu banco informa: acesse e atualize seus dados agora mesmo clicando no link:  http://bit.ly/2xm481R7A para não ter a sua conta bloqueada, você vai clicar neste link? Não, as atualizações de dados bancários, somente devem ser realizadas presencialmente, no referido estabelecimento.  

Recebi uma mensagem no meu aplicativo de celular, sobre uma proposta facilitada de empréstimo financeiro, eu devo aceitar?

Não, inicialmente questiona-se como determinada, empresa, teve acesso aos seus dados, como por exemplo o número de telefone, tal fato já é considerado extremamente suspeito. Ademais, tal serviço prestado (empréstimo financeiro) tem como logística, a busca do serviço pelo consumidor, e não o encaminho do empréstimo em forma de oferta. Em outras palavras, é o consumidor que tem que solicitar esse serviço. Exemplo: contratei o empréstimo financeiro, e foi solicitado o pagamento de valores para liberação, eu devo realizar esses pagamentos? Não, existe o pagamento antecipado, para a liberação do referido empréstimo financeiro, ainda que tal pagamento seja destinado a: Seguros, Consultorias, Impostos, dentre outros. Não pague! Muito comum nesses casos, após a negativa do consumidor, em não realizar o pagamento, ocorrer inúmeras ameaças, como a prisão do consumidor, processos judiciais, negativação do nome, dentre outras, reforça-se que tais ameaças são infundadas, não tem validade alguma.

Outro golpe comum é o do “motoboy”. Como proceder nesses casos?

Muitas vezes o consumidor recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário da instituição financeira, dizendo que o cartão foi fraudado. O funcionário solicita que o cartão seja cortado, mas que o chip não seja danificado. Em seguida, diz que o cartão será retirado na casa do cliente para o seu maior conforto. Mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer transações da vítima. Se receber esse tipo de ligação ou visita, não entregue nada para ninguém.

A troca de cartão em lojas também faz muitas vítimas. Qual sua orientação?

Em lojas presenciais, atendentes ligados a criminosos ficam de olho enquanto o usuário digita a senha para validar uma compra. Na sequência, sem que ele perceba, trocam o cartão por outro, enquanto aproveitam a distração para realizar compras fraudulentas antes que a vítima perceba. Quando for realizar o pagamento com o cartão de crédito ou débito, nunca perca de vista o seu cartão, se eventualmente, determinado atende declarar: “Cliente, está máquina está quebrada, irei passar seu cartão em outra sala, e já retorno” Não permita. Em hipótese nenhuma você deve perder de vista o seu cartão. Uma orientação é colar uma etiqueta no verso do seu cartão de crédito, com o objetivo de tampar o número de segurança, com isso, você dificultará eventuais transações, bem como conseguirá identificar facilmente o seu cartão.

Posso recusar fazer o pagamento em uma máquina de cartão com visor quebrado?

Sim. No momento do pagamento através do cartão de crédito ou débito, muitos golpistas utilizam uma máquina com o visor danificado ou oculto, no qual o valor inserido é bem maior que o do produto ou serviço. O usuário não vê, autoriza a compra com a senha e só percebe o problema quando já é tarde demais. O cliente sempre deve conferir o valor inserido na máquina, no momento de realizar o pagamento. Do contrário, deve recusar qualquer pagamento.

A antecipação do saque do FGTS também é outra situação bem comum de golpe. Por que?

Neste golpe, seja ele através de ligação ou mensagem, busca-se antecipar o saque dos valores do FGTS antes do prazo estipulado pelo governo, o que também leva ao preenchimento de um cadastro, o qual o consumidor deverá fornecedor todas os seus dados pessoais e demais dados bancários. É importante destacar que toda transmissão de dados bancários e até mesmo pessoais devem ser realizados presencialmente, no estabelecimento comercial.

Recebi um boleto ou emiti para realizar o referido pagamento, como identificar se aquele boleto é autêntico ou é falso?

Inicialmente questiona-se, por onde você recebeu o boleto? Se você sempre recebeu o boleto por e-mail, mas neste mês recebeu por aplicativo de mensagem por exemplo, tal mudança repentina, sem prévio aviso, enseja tal suposição de estarmos diante de um boleto falso. Sempre confira o código de barras, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento. Além disso, os três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, enquanto os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago. Sempre se atente, se os dados do beneficiário, bem como os seus dados estão corretos, bem como verifique a formatação daquele documento, muitos boletos falsos, são acompanhados de “espaçamentos”, imagens distorcidas, evidenciando a falsidade do mesmo.

O que é golpe da Mão Fantasma?

Funciona assim: você resolve analisar o seu extrato bancário e verifica que constam movimentações financeiras as quais você desconhece, como PIX e eventuais transações financeiras para terceiros. Neste caso, vá imediatamente a instituição financeira, e solicite o bloqueio imediato da sua conta bancária. Portanto, conforme exposto, é extremamente necessário, você verificar com habitualidade, as movimentações financeiras em sua conta. Em todos os casos, percebendo que foi vítima de alguns desses golpes, registre imediatamente o boletim de ocorrência, bem como procure os órgãos de proteção e defesa do consumidor e um advogado (a) de sua confiança.

 

 

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