Foto de capa da notícia

Prevenção e Combate à Surdez: saiba como cuidar da sua audição

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da deficiência auditiva e promover cuidados auditivos, o dia 3 de março foi escolhido para ser o Dia Mundial da Audição. A data, cuja temática é tratada como questão de saúde pública, é lembrada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a deficiência auditiva ou diminuição da capacidade de ouvir pode ser causada por uma série de fatores: otites mal curadas ou de repetição; uso de remédios ototóxicos - prejudiciais à audição; problemas no tímpano, tumores, envelhecimento, frequentar ou trabalhar em locais barulhentos; uso contínuo de fones de ouvido em volume alto; hereditariedade, entre outros fatores. 

De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABO), mais de 20 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade para ouvir. Estudos da entidade comprovaram que quem precisa e não usa aparelho auditivo, enfrenta frequentemente grande dificuldade para participar de atividades sociais, principalmente no ambiente familiar e entre amigos. Isso pode provocar efeitos psicológicos negativos, como isolamento, insegurança, tristeza, irritação, medo e até depressão.

O alerta para a data é a importância de se buscar o quanto antes a orientação de um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. O especialista vai verificar o tipo e o grau de perda auditiva e indicar o melhor tratamento. Na maioria dos casos, o uso de aparelho auditivo melhora a condição auditiva do indivíduo.

O Ministério da Saúde também destaca que a perda auditiva pode não ser perceptível inicialmente. Mesmo que nem todos os danos auditivos possam ser evitados, existem algumas atitudes que podem reduzir o risco de desenvolver a perda relacionada à idade e/ou induzida por ruído. Entre elas:

 Evitar barulhos altos: uma das principais causas de perda auditiva é a exposição ao ruído. Esse tipo de complicação ocorre porque as pequenas células ciliadas são danificadas quando um barulho muito alto atinge os ouvidos. Uma vez destruídas, essas células não podem ser substituídas;

 Usar fones de ouvido com cuidado: aumente o volume apenas até o nível suficiente para ouvir sua música confortavelmente;

 Manter as orelhas secas: o excesso de umidade nos ouvidos pode facilitar a entrada de bactérias e um possível ataque ao canal auditivo. Consequentemente, podem surgir complicações como infecções que afetam a capacidade de audição;

 Tratar infecções adequadamente: é importante ficar atento sempre que perceber sinais de gripes, resfriados e dores no ouvido. Nesses casos, deve-se procurar um médico para fazer o tratamento indicado e evitar complicações para sua saúde auditiva;

2ª SEMANA DA AUDIÇÃO

A Plenna Audição – Centro Auditivo vai promover uma série de atividades gratuitas para a população de Limeira. Com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde e bem estar, o objetivo também é levar orientação sobre a qualidade e prevenção da audição. Para saber mais sobre as atividades, os interessados podem ligar no telefone (19) 99115-7565 (WhatsApp). A empresa fica localizada na Rua Sete de Setembro, 1040 – Centro.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login