Foto de capa da notícia

Aos 62 anos, atleta inicia graduação na Unicamp Limeira

O servidor público federal, Vinícius Lanzoni Gomes pratica esportes desde os 16 anos, em especial, o ciclismo olímpico e atletismo. Conquistou títulos nacionais, entre eles o mais recente como bicampeão brasileiro máster de salto em altura, em 2022. Atualmente, o servidor federal acaba de conquistar outro prêmio: uma vaga no curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira.

O exemplo de Vinícius Gomes vai na contramão de hostilidades e discriminações como as que viralizaram nas redes sociais recentemente, em um vídeo que mostra três estudantes de biomedicina de uma universidade privada de Bauru zombando de uma colega de curso de 40 anos. Entre outras coisas, as estudantes disseram que ela não poderia mais estar fazendo faculdade — “já era para estar aposentada”, postaram. 

Em matéria especial para a Unicamp, ele relata que sempre foi seu sonho cursar Educação Física e entrar na Unicamp foi ainda mais vitorioso. “Meu sonho sempre foi cursar algo na área de Educação Física quando me aposentasse, pelo simples prazer de aprender mais a respeito, pois sempre tive uma prática intensa em diferentes esportes. Entrar na Unicamp foi uma vitória pessoal muito grande, que trouxe nesta altura da minha vida uma enorme sensação de dever cumprido”, revela Gomes, cuja vaga na Unicamp será sua terceira graduação.

O calouro mora atualmente em Jacareí e sua rotina será puxada entre o home office, faculdade, treinos como atleta e cuidados com a família. Gomes é casado, tem dois filhos — um médico e outra advogada, ambos formados em universidade pública. Ainda que com tanto esforço, sente-se realizado em poder cursar uma universidade aos 62 anos. “Quase desisti do curso por conta do investimento financeiro e da logística necessários, mas a ajuda dos professores da FCA está sendo fundamental para prosseguir”, declara animado.

Para o futuro, a ideia do servidor federal é, depois de formado, tentar garantir um espaço no mercado de trabalho por amor à área. Ele não espera retorno financeiro, mas tem a expectativa de transmitir para crianças, jovens e idosos a importância da atividade física e do esporte para a longevidade com qualidade de vida. “Sempre idealizei, ao envelhecer, poder me tornar um exemplo das vantagens de se levar uma vida equilibrada e pautada pela atividade física frequente e regular.”, esclarece.

Vinícius Gomes se julga extremamente competitivo em tudo que faz e não teve dúvidas de que precisaria se preparar para enfrentar outra categoria de competidor. “Pensei em me preparar o melhor possível para mais essa importante ‘competição’ em minha vida. Afinal, pela primeira vez eu competiria, sem condições de igualdade, com ‘adversários’ em idade para serem meus netos”, argumenta. O calouro da Unicamp prestou um concurso de bolsas de estudo na escola Poliedro e, após conseguir uma bolsa parcial, começou a frequentar o extensivo online noturno. “Comecei com muito entusiasmo a frequentar o curso assiduamente desde o primeiro dia”, relata.

 

Com informações da assessoria da Unicamp

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login