Foto de capa da notícia

Equipe de educação ambiental realiza ações de orientação na área rural

A Prefeitura de Limeira realizou, nesta semana, ações de orientação na área rural relacionadas a descarte irregular de resíduos. A iniciativa mobilizou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e foram abordados 58 munícipes. 
 
A secretária da pasta, Simone Zambuzi,  reforçou que o diálogo com a população é o melhor caminho para promover a educação ambiental. A equipe dá orientações, esclarece dúvidas e entrega panfletos com as informações da campanha Descarte Certo.
 
A ação faz parte da força-tarefa iniciada na segunda-feira (6), que já resultou em 14 autuações (multas), duas delas para pessoas jurídicas, segundo balanço mais recente. Também participam da força-tarefa as secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Segurança Pública e Defesa Civil. O trabalho de fiscalização, que tem também um aspecto educativo, visa coibir empresas e populares a despejarem resíduos domiciliares ou inservíveis de forma irregular.
 
No caso da zona rural, o material é descartado próximo de caçambas, colocadas no bairros com o objetivo da coleta de lixo doméstico. São 14 pontos estratégicos, segundo informa Isabela Giacon Pitton, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Limeira.
 
DESCARTE CORRETO
Isabela relata que o município possui uma consistente política de resíduos sólidos. Ela explica que entulho e restos de poda devem ser encaminhados a um dos onze ecopontos administrados pela Prefeitura. No caso de móveis e serventia, há a operação Só Cacareco que funciona de segunda a sexta-feira.
 
Há também situações de grande quantidade de entulhos e materiais gerados por empresas que devem ser levados ao Aterro Sanitário. É preciso, porém, que seja feito um cadastro na Secretaria de Fazenda e recolher valores referentes ao volume a ser descartado.
 
Somente no ano passado, a Prefeitura teve custos adicionais de R$ 2 milhões para recolher o material descartado irregularmente. Este trabalho é feito diariamente e, além da zona rural, também ele ocorre também ao redor dos ecopontos em áreas urbanas.
 
Simone afirmou que a Prefeitura fará reforço da fiscalização por meio da força-tarefa durante todo o mês de março. “Precisamos atuar para que a população e as empresas passem a adotar medidas de descarte conforme a legislação”, declarou.
 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login