Foto de capa da notícia

Limeira intensifica busca ativa de pacientes com tuberculose

A Secretaria de Saúde inicia amanhã uma ação para intensificar o diagnóstico de tuberculose. Até o dia 31, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão busca ativa de novos casos da doença. A ação marca o 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

O principal sintoma da doença é a tosse com secreção por mais de duas semanas. Pessoas nessas condições também podem comparecer espontaneamente à UBS mais próxima para coletar amostras de escarro - exame capaz de detectar a enfermidade.

Segundo informações da pasta, não é necessário pré-agendamento. “Basta solicitar o exame à equipe de enfermagem da UBS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para tanto, o paciente deve apresentar RG, CPF e Cartão SUS”, informa.

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), que afeta principalmente os pulmões, mas pode se manifestar em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

A transmissão ocorre pela inalação de gotículas que contém os bacilos expelidos durante a tosse, fala ou espirro. Além de tosse, há outros sintomas como dor no peito, febre baixa no fim do dia, emagrecimento, cansaço fácil, falta de apetite e sudorese à noite.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login