Foto de capa da notícia

Murilo Félix faz balanço sobre atuação na Alesp

O deputado estadual Murilo Félix (Podemos), que encerra neste mês seu mandato na Alesp, fez um balanço positivo do seu mandato enaltecendo os recursos enviados para Limeira. A avaliação acrescenta ainda a realização de um trabalho que valorizou a causa animal, emendas para projetos sociais e na área da saúde, além de projetos voltados para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Murilo também enfatizou a dificuldade em fazer parcerias com a atual gestão municipal e falou sobre projetos futuros na política limeirense. 

Aos 31 anos, Murilo assumiu o mandato na Alesp pela primeira vez, ocupando a vaga deixada pelo ex-deputado Aprigio (Podemos), que tomou posse como prefeito de Taboão da Serra em 2021. Em dois anos, ele pontuou sua gestão como um grande desafio, lembrando do auge da pandemia e das eleições gerais. “Tivemos alguns desafios nesses dois anos e minha luta continua. Sou grato a Deus pelo tempo que estive como deputado estadual, mas acima disso e acima do meu mandato, eu sou limeirense, e vou continuar lutando por Limeira”, destacou. 

Em entrevista para a Gazeta, Murilo pontuou as principais conquistas como a disponibilização de recursos do governo, obtido em caráter excepcional, por meio do deputado, para a Prefeitura de Limeira para evitar o fechamento do Centro de Saúde da Criança Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido popularmente como Hospital da Criança. O valor foi de R$1 milhão. “Mesmo com o recurso disponibilizado, o prefeito quis fechar. Essa verba ainda pode ser utilizada para outras finalidades, mas fico triste por Limeira ter um prefeito teimoso a ponto de não aceitar recursos por uma questão política. Tudo que enviamos e ele não quis seguir adiante, quem perde é a população”, afirma. 

O parlamentar criticou a falta de apoio da gestão municipal em relação a emendas enviadas para Limeira. “Começamos uma tratativa com o prefeito de Limeira, Mario Botion, para trazer a FATEC e foi muito difícil, porque conseguimos o recurso e o município só cederia a área para a construção do prédio. Ele acabou não querendo assinar o convênio com o Estado e o projeto não foi adiante. Vamos continuar essa luta para que Limeira tenha uma Faculdade de Tecnologia”, destaca. Outra recusa foi com relação à Estrada da Balsa. “Conquistamos mais de R$20 milhões para a LIM 156 que liga Limeira a Santa Bárbara d’Oeste e infelizmente a Prefeitura ficou incumbida de realizar o projeto e não fez. Para que o recurso não seja perdido, inserimos através da Lei Orçamentária e ele continua à disposição do município. Vamos cobrar para que a Prefeitura finalmente faça o projeto”, disse.

Murilo também enfatizou o recurso enviado para a manutenção da Estrada Zé do Pote e do Hospital da Criança. “Com relação a Estrada do Zé do Pote, vale lembrar que o deputado Miguel Lombardi ajudou com o recurso do projeto, mas a verba para a estrada veio do Governo do Estado através da minha imediação”, disse.   

Já na área do autismo, o deputado tem seis projetos de lei, com destaque para o projeto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no Estado de São Paulo, de sua autoria também foi aprovado na Alesp, sancionado ontem pelo governador do Estado e agora já é lei. “Algumas cidades têm a sua carteirinha do autista, o Governo Federal também implementou, só que as entidades públicas não comunicam entre si. Esse projeto funciona como “Censo” e vai ajudar o Governo do Estado a fazer um levantamento orçamentário, além de uma análise de quantos profissionais são necessários em cada cidade e quais investimentos. Essa foi uma das grandes conquistas em nosso mandato”, disse. 

Entre os projetos da causa animal, o TAMPETS é um grande destaque. A ação social voluntária tem objetivo de recolher tampinhas plásticas para ajudar animais resgatados e, ao mesmo tempo, destinar corretamente o plástico que poluiria o ambiente. “Conseguimos coletar tampinhas plásticas de garrafa pet que contribuíram para centenas de castrações de animais”, disse. No ano passado, o parlamentar auxiliou em um grande resgate de animais no Sítio Roça Grande, em Cunha. No local, a Polícia Militar Ambiental encontrou 302 bovinos em situação de maus-tratos. 

Murilo também destacou a representatividade de Limeira na Alesp. “Enquanto fui deputado, prefeitos faziam fila para conseguir recursos para suas cidades. Na sua grande maioria, a visão deles é que o que mais importa são as necessidades do seu município e não uma briga de poder mesquinha. Em Limeira, meu sentimento foi o contrário. Quando assumi o mandato eu fui até a prefeitura falar com o prefeito. Disse que depois de 26 anos Limeira teria um deputado estadual, para ele deixar a política de lado e pensar juntos por Limeira, mas não foi isso que aconteceu. Tudo que eu mandei para a cidade e que dependia da Prefeitura, houve um movimento muito forte pra que isso não desse certo e eu lamento que isso tenha ocorrido. Espero que ele mude esse pensamento até o final do seu mandato”, disse. 

Como empresário e limeirense, ele também destacou. “O mais importante em Limeira hoje, é conseguirmos um grupo unido suficiente pra tirar o poder de quem atua hoje na Prefeitura. O sentimento que eu tenho é que a cidade parou no tempo. Falta segurança, manutenção, investimento em indústrias. Sem união não vamos conseguir fazer com que a cidade volte a prosperar”, disse. 

O deputado também trouxe para Limeira a Carreta da Mamografia que atendeu 414 mulheres. Ele voltou a solicitar o programa em Limeira este ano, conforme a Gazeta noticiou nesta semana. “Uma das mulheres que foi atendida na carreta relatou que descobriu o câncer durante o exame e que conseguiu remover a tempo e ter uma vida normal. Outra paciente conversou comigo um dia antes de fazer a cirurgia e me agradeceu. Disse pra ela que essa notícia já valeu meu mandato inteiro. Qual o valor de uma vida? Não tem, é incalculável. Consegui através do meu mandato salvar a vida de duas mulheres e isso vale mais do que qualquer emenda e qualquer conquista na carreira política”, disse. 

Sobre projetos futuros: “Limeira precisa voltar a crescer” 

Questionado sobre os próximos projetos, Murilo destacou que ainda estuda propostas. “Tenho recebido alguns convites para assumir funções no estado, mas ainda não decidi e não posso divulgar, porque tenho até esse mês de março para tomar essa decisão”, disse. Com relação a Limeira ele ainda pontuou possíveis alianças. “Ainda não sei qual será meu trabalho político pela cidade, ou sobre os candidatos. O que eu gostaria na verdade, é de ajudar Limeira. Me coloco à disposição de outros políticos, temos lideranças importantes na cidade, como a Dra. Mayra Costa que é uma grande liderança e uma pessoa que eu admiro. Outro nome importante é o Eliseu Daniel, que também admiro e que é um bom político, e o próprio Miguel Lombardi. Infelizmente a política do prefeito atual é de poder e não a política de construção. Então, eu acho fundamental que haja uma união de forças para que a população seja favorecida. Limeira precisa de uma Prefeitura que se preocupa com as pessoas e nunca com o poder”, disse. 

Murilo agradeceu o apoio da população. “Minha luta continua. Sou grato a Deus pelo tempo que estive como deputado estadual e acima disso, vou continuar lutando por Limeira. Seja como candidato ou não, como pessoa, como limeirense, o trabalho vai continuar. Quero agradecer o carinho dos limeirenses por mim. Onde eu vou recebo mensagens de apoio para que eu continue na política. Eu sou jovem e acho que o que mais me motiva a continuar na política são os próprios limeirenses. Outro agradecimento especial é para minha esposa, que tem muita paciência comigo e as nossas filhas. Hoje me sinto uma pessoa realizada pela família que tenho e o que mais me traz tranquilidade e felicidade é o fato da minha família apoiar minha carreira política”, finaliza.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login