Foto de capa da notícia

No Dia Mundial do Rim, Santa Casa chama atenção para cuidados

Em 9 de março, é lembrado o Dia Mundial do Rim e a Santa Casa de Limeira divulgou orientações importantes para servirem de alerta quanto aos cuidados necessários e prevenção de doenças. Além disso, uma ação com avaliações gratuitas está marcada para hoje, no Pátio Limeira Shopping, das 10h às 14h. De acordo com a Santa Casa de Limeira, atualmente, cerca de 190 pessoas de Limeira e região fazem tratamento no setor de Hemodiálise na instituição.

Cada paciente, informa, realiza em média três sessões por semana. São 4 horas cada sessão. A máquina faz a função dos rins. Para quem chegou ao ponto de precisar de diálise, o procedimento não é alternativo. Ele vai garantir a sobrevida do paciente até algum eventual encaminhamento médico. Tudo depende de cada caso.
Visando chamar a atenção para a saúde dos rins, o enfermeiro supervisor da Hemodiálise da Santa Casa, Antônio Marcos, destaca o uso indiscriminado de medicamentos. "Afeta diretamente os rins. Não seguir corretamente a dosagem prescrita pelo médico para seja qual for o tratamento, pode a médio ou longo prazo comprometer a saúde renal, especialmente anti-inflamatórios e antibióticos".
As pessoas mais suscetíveis a ter problemas nos rins são diabéticos, hipertensos e os que possuem doenças autoimune. O risco é aumentado se não tratarem adequadamente estas doenças.

CUIDADOS

Segundo o hospital, uma boa alimentação e prática de exercícios físicos são parte de boas condutas que ajudam na prevenção de doenças renais. O consumo de água também é fundamental. Antônio Marcos diz que o próprio clínico geral, em consulta de rotina, pode pedir exames básicos que possam identificar problemas nos rins. Sintomas indicativos são inchaço, perda de apetite, vômitos, náuseas, diarreia, cansaço, anemia e outros. O paciente com problemas renais também têm hálito característico.

Um dos pacientes renais crônicos em tratamento na Santa Casa de Limeira, Fábio José Vilalta conta que o que o levou a esta condição foi a hipertensão arterial descontrolada. "Nunca cuidei direito. Quando dei por mim já era tarde e me tornei renal crônico".
Ele identificou o problema em exame de rotina e diz que precisou passar por tudo isso para se conscientizar da importância de se cuidar. "Procure um médico, cuide-se; faça exames. Hoje eu me cuido melhor e procuro fazer tudo o que o médico orienta sobre medicação".

AÇÃO CONJUNTA

Diante do tema proposto pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e também atendendo à Lei Municipal 6.559, de autoria da vereadora Terezinha Guarnieri, sancionada em 2021 pelo prefeito Mario Botion, uma ação conjunta nesta quinta-feira oferecerá aos limeirenses avaliações gratuitas. A ação acontece das 10h às 14h, no Pátio Limeira Shopping, onde profissionais da Santa Casa de Limeira, do Frei Galvão Saúde, Secretaria de Saúde e alunos da Faculdade Einstein farão aferição de PA, de circunferência abdominal, orientação nutricional, entrega de folders e encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS), se for o caso, para acompanhamento. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login