Foto de capa da notícia

São Paulo e Limeira lideram o ranking de empreendedorismo

Limeira está em destaque na edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, e que leva em consideração os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender.

No eixo “Inovação”, Limeira é a segunda colocada no país como os locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações, perdendo apenas para Florianópolis. “Esse cenário diz respeito à concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica. Os empreendedores inovadores estão associados, ainda, à identificação de novos produtos, processos e mercados”, consta no estudo. No levantamento anterior, Limeira ocupava a 25° posição.

Jefferson Penteado, presidente do Conselho de Administração da Fábrica de Inovação (FDI) destacou o trabalho junto ao Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “É o modelo da Tríplice Hélice mostrando resultados, com apoio  das universidades e da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação”, mencionou, da FDI.

Limeira ocupa a mesma colocação no ranking de “Infraestrutura”, perdendo apenas para São Paulo. Ao levantar as condições de infraestrutura, foram analisadas, entre outros itens, as condições materiais que afetam o bem-estar do trabalhador. Nesse recorte, três cidades se destacaram: Blumenau, Piracicaba e Limeira. “Limeira e Piracicaba, ambas no Estado de São Paulo, apresentam taxas de homicídio ainda menores que a de Blumenau, com Limeira tendo o custo do metro quadrado ainda mais baixo. Essas cidades ainda possuem as vantagens de serem servidas por várias rodovias, as quais interligam as grandes capitais do sudeste, bem como estão muito próximas do aeroporto de Viracopos (Campinas), que é a maior porta de entrada aérea de produtos importados no país. Soma-se ainda a presença da Universidade de São Paulo (USP), por meio da ESALQ em Piracicaba, e da Universidade de Campinas (Unicamp) por meio da FCA em Limeira, que possuem cursos na área de tecnologia e agricultura dos mais bem avaliados no Brasil”, cita o estudo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login