Foto de capa da notícia

Valores a receber: advogada orienta como evitar golpes

 

 

Profissional relata que clientes preocupados têm a procurado após receberem informações falsas

Cintia Ferreira

O Valores a Receber é um serviço em que é possível consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor. No entanto, é necessário estar atento a todos os detalhes para se evitar golpes. Criminosos têm utilizado de sites falsos para tentar enganar as vítimas.

Desde o dia 28/2 é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro e, com o surgimento do serviço, surgem também pessoas que tentam se aproveitar da situação. A advogada especialista em Direito Previdenciário Priscila Ap. Tomaz Bortolotte comenta que têm sido muito procurada por clientes devido ao recebimentos de links falsos. De acordo com a advogada, é necessário ter cautela.

“Os sites são muito parecidos com o do Banco Central e recebi muitas pessoas com dúvidas, a maior parte pessoas idosas e algumas quase caíram nesses golpes. É importante estar em alerta”, destaca ela.

Ela pontua que o único site onde se deve consultar e saber como solicitar a devolução dos valores, da empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br . “Além disso, todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, orienta a advogada.

Golpistas, inclusive, por meio de sites falsos, abordam as pessoas por meio da internet. Ao verificar no link, é divulgado que essa pessoa tem valores a receber, no entanto, terá que fazer pagamentos. O que não é verdadeiro.

BANCO CENTRAL

Priscila inclusive chegou a fazer o teste em um desses sites falsos para entender como é a operação dos golpistas e poder orientar seus clientes.

“O Banco Central não envia links e nem entra em contato com as pessoas para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha”, cita a advogada.
Ela orienta ainda que as pessoas não cliquem em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login