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Colégio Jandyra se destaca ao estimular protagonismo dos alunos

 

 

Instituição de ensino comemora 27 anos e conta história de sucesso no ramo educacional

 

 

O Colégio Jandyra foi fundado em 1996 e comemora 27 anos de atuação em Limeira. Desde o início, a instituição se destaca por ter uma proposta pedagógica que estimula o protagonismo dos alunos e a autonomia no processo de aprendizado.

A proprietária e mantenedora Maria Cristina de Almeida Rosa Andrade conta que a ideia de começar a escola nasceu dentro de sua clínica de Terapia Ocupacional. “Na clínica tínhamos pedagogas que me ajudavam no atendimento de jovens e crianças que tinham algum tipo de dificuldade escolar. Tive a oportunidade de morar um ano e meio (1990-1992) em Atlanta nos EUA, quando meu marido José Geraldo, na época professor e pesquisador da Unicamp, ficou como professor visitante no Georgia Institute of Technoloy”. José Geraldo Pena Andrade atua na instituição também como mantenedor.

Nesse período vivendo no exterior, ela desenvolveu várias atividades e estágios se especializando em crianças com distúrbios de aprendizagem. “Retornando ao Brasil em 1992 coloquei em prática na Clínica de Terapia Ocupacional toda experiência e os conhecimentos adquiridos. O resultado com as crianças foi excelente e, estimulada pelas mães, veio a ideia de começar a escola para oferecer um ensino diferenciado para todas crianças. Sou eternamente grata a essas mães que acreditaram desde o início nessa proposta”, lembra ela.

Cristina já possuía uma história familiar na área de educação. “Minha mãe, Dona Jandyra, foi uma excelente professora de Português e Inglês. Meu pai, Capitão Arlindo, oficial do Exército, também foi professor e sócio-proprietário de uma escola. Eu, como Terapeuta Ocupacional, sempre tive muito contato com professoras para entender e ajudar o desenvolvimento das crianças que eram atendidas na minha clínica”.

Montar a escola teve como principal objetivo ajudar as famílias na educação e formação de seus filhos, entendendo as particularidades de cada criança e criando condições para que tivessem o melhor desenvolvimento. Dessa forma, iniciar a escola foi quase que natural.

“Acredito que o ‘negócio – escola’, respeitando as outras áreas, é crucial para a sociedade, pois forma os adultos do futuro e esses adultos têm a responsabilidade de construírem uma sociedade melhor. Dessa forma, a ideia da escola frutificou pois não ficou apenas como sonho pessoal e sim como um sonho de um grupo de pessoas que vislumbraram que através da educação podemos construir uma sociedade melhor. Aqui vale a pena agradecer a todas as famílias e a equipe, atuais e que por aqui passaram, que se juntaram a este sonho que deixou de ser pessoal e sim de um grupo de pessoas”.

 

SERVIÇOS

 

O Colégio Jandyra conta com três unidades independentes. A primeira unidade na rua Barão Cascalho onde oferece o Ensino Fundamental e Médio. As outras duas unidades na rua Duque de Caxias onde oferece a Educação Infantil e Berçário. Além do ensino regular também é oferecido o período integral, programa bilingue (contra-turno), Middle School e High School. Os alunos têm a possibilidade de terminarem o ensino médio com dois diplomas, o brasileiro e o americano.

A proposta pedagógica é vista como fator diferencial. “Nas atividades desenvolvidas essas caraterísticas devem ser vivenciadas, pois estamos acompanhando o desenvolvimento de futuros adultos e que necessitarão dessas habilidades para realizarem seus sonhos. Além de colocar em prática no dia a dia a formação de valores, respeito a regras e a solidariedade. Para atingir esses objetivos deve existir uma parceria com a família, pois temos que seguir a filosofia geral do Colégio, mas sempre enxergar e entender as necessidades específicas de cada aluno, ou seja, temos que conhecer e entender as individualidades e personalizar o processo de aprendizado e cuidado”, comenta.

 

TENDÊNCIAS DE MERCADO

 

É nítida a mudança do mercado em todas as áreas e na escola não é diferente. Segundo ela, é preciso acompanhar as mudanças e a evolução. Hoje exige-se dos profissionais habilidades e conhecimentos diferentes dos exigidos no passado.
“A escola tem que acompanhar e se preparar para essa outra realidade pois está preparando profissionais do futuro e eles devem sair do ambiente escolar preparados para enfrentar o mundo moderno cada vez mais tecnológico. Entretanto, acredito que a essência da escola continua sendo a mesma que é a de acolher e acompanhar o processo de formação dos alunos para se tornarem adultos emocionalmente ajustados e qualificados profissionalmente para darem sua contribuição na sociedade”.

Por isso a importância do olhar de cada professor que deve estar sempre atento de como pode ajudar no desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos, emocional e pedagógico, e se necessário intervir, em conjunto com a família e equipe escolar, para a correção de postura. “Vale lembrar o quanto os alunos sofreram no período da pandemia com a ausência na escola, onde vivenciamos que os aspectos emocionais foram tão prejudiciais quanto os pedagógicos. A nossa realidade, com o envolvimento da equipe e parceria com as famílias, conseguimos minimizar os prejuízos aos nossos alunos nesse período de distanciamento”, comenta.

 

SEGREDO DA EMPRESA

 

“Destaco a frase de Wilbert J. Mckeachie, que se encontra na entrada do colégio e acho que resume o segredo de nossa escola: “Não existe um só método que tenha dado o mesmo resultado com todos os alunos. O ensino torna-se mais eficaz quando o professor conhece a natureza das diferenças entre seus alunos”. Colocamos essa frase em ação desde a fundação da escola, ou seja, a educação precisa ser personalizada, principalmente, no segmento escolar, desde o berçário até o ensino médio, pois estamos ajudando a construção de um ser humano que no futuro deve dar sua contribuição para a sociedade, cientes de que apesar das nossas diferenças, juntos, podemos contribuir para um a construção de um mundo melhor, mais justo, inclusivo e solidário”, ressalta Cristina.

 

PROJEÇÃO DE FUTURO

 

Cristina pontua que é inegável que a escola deve estar preparada para o desenvolvimento tecnológico. Deve oferecer para os alunos possibilidades de aprendizado cada vez mais ágeis usando as plataformas digitais. Deve disponibilizar para os alunos ferramentas que contribuam para que possam, ainda no ambiente escolar, construírem projetos que venham contribuir para o seu autoconhecimento e, ao mesmo tempo, estarem conectados ao mundo do trabalho.

“Acabamos de inaugurar um ‘Laboratório Maker’ onde estamos oferecendo aos alunos o que existe de mais avançado na área de tecnologia (robótica, impressora 3D, fresadora a laser). Paralelamente, no futuro, acredito que escola e a família devem, em conjunto, acompanhar de perto o desenvolvimento emocional dos alunos, pois toda a tecnologia disponibilizada a eles pode trazer informações e estímulos distorcidos e maléficos, colocando-os em perigo. Nossa escola estruturou um Serviço de Orientação Educacional, com um psicólogo e uma psicóloga, que está dando ótimos resultados. Precisamos mostrar para nossos jovens que todos os avanços tecnológicos fazem sentido se forem usados para o bem de todos”, finaliza.

 

 

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